Home / Empresas / Programa de ignição de empresas lançada pela Porto Business School
Porto Business School
Este programa vai decorrer entre janeiro e maio de 2023 e as candidaturas já se encontram abertas (Foto: Divulgação)

Programa de ignição de empresas lançada pela Porto Business School

Por: Marta Godinho

A escola de negócios da Universidade do Porto, Porto Business School, lança um novo programa de ignição de empresas chamado Ignition Programme – Science-based Businesses for a Sustainable World que vai suportar 50 participantes na criação de spin-offs e startups.

Em colaboração com o Berkeley Innovation Group, da Universidade da Califórnia, e também com o HAG Group, a Star Busy Investments e a INOVA+, este novo programa de formação que decorre no âmbito de um projeto cofinanciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), destina-se a pessoas de diferentes setores relacionados com a biologia, agro-indústria, ambiente, sustentabilidade dos ecossistemas e biodiversidade.

O público-alvo inclui investigadores interessados em criar spin-offs, empreendedores envolvidos em startups e potenciais cofundadores com competências empresariais, como alunos de MBA, MBA e gestores.

A escola de negócios consegue, assim, materializar uma das componentes de formação do projeto BIOPOLIS, a maior iniciativa portuguesa na área da Biologia Ambiental, Biodiversidade e Ecossistemas pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) do Porto.

A Porto Business School é o copromotor parceiro com o objetivo de promover a valorização económica dos resultados da investigação produzida pelo BIOPOLIS.

“Este programa multidisciplinar permitirá mobilizar um abrangente conjunto de docentes, líderes empresariais e oradores internacionais de renome”, acrescentando que “tendo em conta as diversas dificuldades das start-ups “à nascença”, esta orientação próxima será fulcral para, de forma conjunta, respondermos aos desafios do mercado e potenciarmos um ecossistema empresarial mais sustentável”, afirma Ana Jogo Mendes, diretora executiva do CBI – Center for Business Innovation, unidade na Porto Business School, responsável pelo projeto BIOPOLIS.

O programa será composto por quatro módulos que vão decorrer durante 16 semanas de formação em formato híbrido e em modo presencial a partir das instalações do Porto Business School. O programa vai contar com a presença de empreendedores e investigadores nacionais e internacionais de renome. Na última etapa do programa, os participantes vão poder apresentar as suas ideias de negócio através de um pitch aos empreendedores.

“Acreditamos que este programa representa uma oportunidade para, através das competências mais relevantes, ajudar os formandos a adquirirem a capacidade de transformar ideias inovadoras em iniciativas empresariais, com o financiamento adequado para lançarem os seus negócios no mercado” afirma Ana Jogo Mendes, do Centre for Business Innovation.

Este programa, totalmente gratuito, vai decorrer entre janeiro e maio de 2023 e as candidaturas já se encontram abertas.