Sábado, Abril 5, 2025
InícioEmpresasProibidas as letras pequenas nos contratos ao consumidor

Proibidas as letras pequenas nos contratos ao consumidor

Os contratos ao consumidor com letras pequenas, pouco espaço entre linhas e palavras estão proibidos a partir de hoje, dia 25 de agosto de 2021, assim como cláusulas contratuais previamente redigidas para o consumidor por fornecedores de água, telecomunicações ou bancos.

Após uma quarta revisão do regime das cláusulas contratuais gerais, de 1985, com publicação em maio e data de entrada para esta quarta-feira, foi acrescentada uma cláusula em que está estipulada a proibição de inserção de cláusulas que “se encontrem redigidas com um tamanho de letra inferior a 11 ou a 2,5 milímetros, e com um espaçamento entre linhas inferior a 1,15”.

Para além desta, também a alteração de regras respeitantes à obrigação de provar facto ou afirmação ou distribuição do risco são cláusulas proibidas.

Esta lei prevê que seja criado um sistema de controlo e prevenção de cláusulas abusivas, com regulamentação do Governo, de modo a garantir que as cláusulas já consideradas proibidas por decisão de um tribunal, não sejam aplicadas por outras entidades.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category