Por: Redação
Os resultados do PAFSE (Partnerships for Science Education), um projeto europeu de educação científica, foram apresentados esta sexta-feira, dia 12 de julho, sob o tema “Open Schooling Innovations for Public Health Education”, na Universidade de Lisboa.
Centrado no reforço da literacia em saúde, na desmistificação de mitos e estereótipos associados à área CTEM/STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), e liderado pela ENSP NOVA (Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa), sob condução da investigadora e Professora Carolina Santos, o PAFSE tem como missão desenvolver as competências e o interesse nos estudantes em seguirem currículos e profissões nesta área, bem como prepará-los para serem embaixadores da saúde pública nos seus ambientes de vida.
O consórcio de nove entidades construiu clusters de educação de ciência com epicentro nas escolas de ensino secundário, que se traduziram em parcerias com universidades, centros de investigação, empresas, fundações, associações e organizações da sociedade civil.
De acordo com o comunicado enviado às redações, o consórcio preparou professores para explorarem um conjunto alargado de desafios da saúde pública em sala-de-aula e desenvolveu recursos pedagógicos, promovendo a implementação de projetos de base científica e atividades formais e informais de aprendizagem com os parceiros do cluster, recorrendo-se a ferramentas digitais e ambientes de ensino-aprendizagem dinâmicos para promover o desenvolvimento das 21st century skills (vulgo, competências digitais), competências de gestão de projeto e recolha/análise/interpretação de evidência científica.
“Em cada escola, os desafios da saúde pública foram explorados de forma multidisciplinar, através da constituição de equipas com professores de diferentes disciplinas – ciências, matemática, tecnologias da informação, física, química, geografia, inglês e cidadania. No final do processo de ensino-aprendizagem, os alunos sob mentoria dos professores, organizaram eventos públicos de apresentação dos resultados dos projetos de investigação”, explica Carolina Santos, investigadora e coordenadora do projeto português na ENSP, citada em comunicado.
O PAFSE – Partnerships for Science Education, que começou a 1 de setembro 2021 terminando a 31 agosto de 2024, é financiado pelo Horizon 2020 Framework Programme – programa de apoio à inovação e investigação da Comissão Europeia, com um montante de financiamento no valor de 1.46 milhões de euros.
Na fase piloto, de acordo com o PAFSE, estiveram envolvidos 149 professores na Europa, 1975 alunos em Portugal e 4050 na Europa.