Home / Empresas / Projeto europeu incentiva transformação digital das PME do turismo
microempresas e PME
As startups escolhidas passarão a integrar uma rede internacional de empresas do setor (Fonte: Freepik)

Projeto europeu incentiva transformação digital das PME do turismo

Por: Djeisibel Lopes

Estão abertas, até 10 de setembro, as candidaturas ao projeto europeu RESETTING, que tem por objetivo aumentar a sustentabilidade das experiências turísticas e dos locais com recurso a tecnologias digitais, tais como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), drones, comunicação 5G, realidade virtual e realidade estendida.

As microempresas e PME portuguesas da área do turismo terão a oportunidade de concorrer a um prémio de 100.000 euros com a introdução das inovações na sua atividade. Em Portugal, as candidaturas são apoiadas pelo Audax, um centro de inovação e empreendedorismo do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

Queremos apoiar empresas turísticas para que estas melhorem as experiências dos turistas e aperfeiçoem os canais de comunicação das suas plataformas com recurso a ferramentas inovadoras, baseadas na inteligência artificial, em drones e na realidade virtual”, explica Pedro Sebastião, presidente do Audax.

A associação que lançou o projeto conta com a colaboração de universidades, de centros de investigação e de empresas de vários países europeus com o objetivo de estimular a inovação empresarial e de aumentar a sustentabilidade do setor.

As atividades económicas das empresas candidatas devem ter o Código de Atividade Económica (CAE) 55 do alojamento, ou 79 das agências de viagens, operadores turísticos e outros serviços de reservas e atividades relacionadas.

As startups escolhidas passarão a integrar uma rede internacional de empresas de turismo – que abrange Portugal, Itália, Espanha, Grécia e Albânia -, onde serão partilhadas experiências de transformação digital.