Home / Empresas / Projetos de hidrogénio da EDP selecionados para os Fundos da Inovação da União Europeia
A Comissão Europeia selecionou os projetos GreenH2Atlantic e Astúrias H2 Valley (Fonte: Pexels)

Projetos de hidrogénio da EDP selecionados para os Fundos da Inovação da União Europeia

Por: Djeisibel Lopes

A Comissão Europeia selecionou os projetos GreenH2Atlantic, que vai instalar cerca de 100 MW em eletrolisadores em Sines, e o Asturias H2 Valley, que transformará a central espanhola de Aboño e incluirá 150 MW de eletrolisadores, da EDP para receberem o financiamento dos Fundos de Inovação da União Europeia.

O programa criado para apoiar a implementação de tecnologias, processos e produtos inovadores, que contribuam para a descarbonização da União Europeia atribui um novo selo de qualidade às iniciativas da EDP.

Com estes projetos, a empresa acelera o processo de abandonar a produção a carvão até 2025, de forma a transformar as suas centrais termoelétricas em “hubs verdes” ligados ao hidrogénio verde, armazenamento de energia, energias renováveis e flexibilidade do sistema elétrico.

Os projetos selecionados no programa da Comissão Europeia deverão estar todos operacionais até 2030 e têm potencial de evitar 221 milhões de toneladas de emissões de CO2 nos primeiros dez anos de funcionamento.