As eleições autárquicas sorriram ao Partido Socialista (PS), este domingo, que alcançou 158 câmaras municipais em Portugal, mais do que as 150 conquistadas as autárquicas de 2013.
Este é já o melhor resultado de sempre dos socialistas numas eleições para o poder local. Destaque para Fernando Medina, que venceu em Lisboa, apesar de não ter conseguido renovar a maioria absoluta de António Costa.
Por seu turno, o Partido Social-Democrata (PSD) foi um dos grandes derrotados da noite eleitoral, conseguindo apenas 96 municípios.
CDU perde ‘bastiões’
A CDU também ficou aquém das expectativas, conquistando apenas 24 câmaras, depois de perder dez autarquias, entre elas Almada e Barreiro.
O CDS-PP augurou uma subida, com Assunção Cristas a ocupar o segundo lugar das intenções de voto em Lisboa. O partido conquistou, ainda, seis presidências de câmara.
Já o Bloco de Esquerda não conquistou nenhum município.
Independentes ganham 17 autarquias
Surpresa ainda para os independentes, com o movimento de Isaltino Morais a vencer com maioria absoluta em Oeiras.
Expectável foi a reeleição de Rui Moreira para a Câmara do Porto, onde conseguiu agora a maioria absoluta. Ao todo, 17 câmaras ficaram nas mãos de movimentos independentes.
A abstenção fixou-se nos 45%, ainda assim menor do que nas autárquicas anteriores.
Confira o mapa autárquico aqui.