Home / Fora D’Horas / PS vence eleições legislativas sem maioria absoluta
eleições legislativas 2019
Resultados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (Foto: D. R.)

PS vence eleições legislativas sem maioria absoluta

O Partido Socialista (PS) é o vencedor das eleições legislativas deste domingo, apesar de não conseguir maioria absoluta para governar.

Com todas as freguesias contabilizadas, faltando apenas os consulados, o PS consegue, 36,65% das intenções de voto, elegendo 106 deputados, à frente do Partido Social-Democrata (PSD), com 27,90% dos votos e 77 deputados eleitos.

O Bloco de Esquerda (BE) é a terceira força política mais votada, com 9,67% dos votos e 19 deputados eleitos, à frente da CDU (6,46%, 12 deputados) e do CDS-PP (4,25%, 5 deputados), um dos grandes derrotados da noite.

Já o PAN consegue 3,28% dos votos e e elege quatro deputados para o Parlamento, enquanto o Chega (1,30%), o Iniciativa Liberal (1,29%) e o Livre (1,09%) chegam pela primeira vez à Assembleia da República, ao elegerem um deputado cada, a saber: André Ventura, João Cotrim de Figueiredo e Joacine Katar Moreira, respetivamente.

A abstenção ficou nos 45,50%, a mais alta de sempre.

 

Assunção Cristas deixa liderança do CDS-PP

Já há consequências políticas destas eleições. Assunção Cristas fez questão de felicitar o PS pela vitória e anunciou que vai deixar a liderança do CDS-PP, pedindo um conselho nacional extraordinário para a eleição do novo líder do partido.

A confirmarem-se estes resultados, o PS terá agora de encontrar entendimentos à esquerda para governar. No seu discurso de vitória, o secretário-geral socialista, António Costa, mostrou-se aberto a uma solução de Governo de estabilidade, sublinhando que “as pessoas gostaram da geringonça”.

Já o presidente do PSD, Rui Rio, assegurou que irá assumir o seu lugar como deputado na Assembleia da República.

 

(Notícia atualizada às 9.26 horas de 07/10/2019)