Home / Empresas / Qual é a importância da transparência nas empresas?
Foto: Distribuição

Qual é a importância da transparência nas empresas?

Um estudo da Michael Page, uma das mais conhecidas e respeitadas consultoras de recrutamento do mundo destacou os aspetos chave que são necessários para alcançar uma correta transparência empresarial, bem como onde estão os limites para a desvirtuar.  

O mesmo estudo, no âmbito do estudo anual “8 Tendências para Executivos 2019” destacam as causas que explicam o aumento da procura social de transparência por parte das empresas, as respostas do setor privado e o impacto sobre a inclusão no mercado de trabalho assim como os processos de seleção. Estima-se que nos EUA cerca de 86% das pessoas procura empresas que sejam mais transparentes.

“A transparência é, definitivamente, uma parte da identidade das empresas, bem recebida pela sociedade e que nos ajuda a reduzir discrepâncias e alcançar ambientes socialmente desejáveis, com vantagens significativas na produtividade, confiança, cultura e ética empresariais”, afirma Joana Barros, senior marketing executive da Michael Page.

Embora a transparência seja atualmente uma prioridade para as empresas, também devem ser analisados os seus limites e até que ponto os ambientes empresariais podem ser completamente abertos.

No caso da seleção de pessoal, o estudo destaca alguns casos em que é recomendável limitar a informação. No caso da transparência a nível salarial, esta pode derivar em desmotivações da equipa, se, por exemplo, num processo se aumenta a oferta de salário a um candidato para que aceite um determinado cargo.

Foto: Distribuição

Por outro lado, a transparência pode provocar, para os colaboradores de uma empresa, a sensação de estar “num cenário”. A informação está ao alcance de todos e todos podem ter acesso, porque a qualquer momento podem desenvolver a necessidade de “atuar” para evitar situações embaraçosas ou dar uma opinião contrária. Trata-se, de acordo com um estudo da Harvard Business School, de uma situação que pode resultar numa situação de tensão e prejudicar o ambiente de trabalho.

É conclusivo que ao analisar a procura pela transparência por parte da sociedade, torna-se crucial a implementação de políticas de transparência nas empresas para a gestão da confiança e para contribuir para a inclusão do talento jovem, de forma comprometida, assim como a eliminação de barreiras, como os desequilíbrios salariais para criar um ambiente de trabalho mais confiante e seguro.

Atualmente a transparência a nível salarial é um dos principais fatores para eliminar a desigualde.