Home / Empresas / Que seguros podem fazer as empresas?
Carina Meireles
Carina Meireles, especialista em finanças pessoais (Foto: Divulgação)

Que seguros podem fazer as empresas?

Por: Carina Meireles, especialista em finanças pessoais

Qualquer negócio deve estar salvaguardado, com alguns seguros que se tornam também eles importantes e, de certa forma, obrigatórios.

Também na decisão, é preciso analisar a concorrência e perceber qual será a melhor solução, de acordo com a área de negócio, a constituição da própria empresa, etc. Existem, de facto, alguns seguros obrigatórios e também nestes é possível fazer a melhor escolha e ainda poupar dinheiro.

E como em cada negócio é fundamental para o seu crescimento tomar as decisões mais acertadas, no caso dos seguros é um fator a ter em conta saber exatamente aqueles que são decisivos para a empresa e que fazem falta cada vez que põe o seu negócio a crescer. O tipo de negócio deve estar adequado ao tipo de seguro, porque um seguro para um café não será o mesmo que para uma empresa que venda equipamentos agrícolas, ou equipamentos industriais, logo devemos sempre ter em consideração na nossa análise, na hora de decidir, se estamos, de facto, com as coberturas certas, com a melhor qualidade preço e nas empresas não pode fugir à regra.

Ora então, um dos seguros obrigatórios é o seguro de acidentes de trabalho, que é, de certa forma, transversal a todas as áreas de negócio e é obrigatório para todos os colaboradores da empresa. Sendo este obrigatório, pode e deve também negociar o preço, para que possa ter uma solução à medida. Esta negociação pode ser feita diretamente com o seu banco, que têm este e outros seguros à sua disposição ou através de uma mediação, onde pode comparar a qualidade preço em várias companhias.

Já, por exemplo, no caso do seguro de responsabilidade civil, existem uns obrigatórios e outros facultativos. Por exemplo. um dos que é obrigatório, é para a atividade industrial e também em muitos outros. Se tem mais do que um automóvel na empresa, por exemplo, se tiver comerciais com veículos para se deslocarem a clientes, faz todo o sentido optar por um seguro frota, dependendo do número de viaturas, mas é sempre uma análise que pode e deve fazer com o seu mediador, para pagar menos.

E já sabe, pode sempre agrupar seguros, para também simplificar a sua gestão diária e ainda poupar dinheiro. No caso do seguro multirriscos, pode ter coberturas diferentes adaptadas ao seu negócio, juntando tudo numa só apólice.

Caso opte por agrupar os seus seguros, consegue descontos associados, nomeadamente pelo número de apólices, com um banco ou mediador que lhe permita ter uma visão mais global do seu negócio e o ajude a tomar as decisões certas.

Mas não se esqueça que não basta fazer, tem que também todos os anos fazer uma revisão aos mesmos, para acompanhar o mercado principalmente no que toca ao preço, porque pode poupar no início e no tempo.