Home / MERCADO / Economia / Queda de preços da habitação na Baixa do Porto
Queda de preços habitação Porto
Análise através do Índice de Preços da Baixa e Centro Histórico do Porto (Foto: Pixabay)

Queda de preços da habitação na Baixa do Porto

Durante o 2º semestre de 2020 verificou-se uma queda de preços da habitação na área da Baixa e do Centro Histórico do Porto, apresentando valores cerca de 8,2% inferiores aos praticados no semestre anterior e um decréscimo de 4,8% em relação ao semestre homólogo.

De acordo com a Confidencial Imobiliário, uma unidade de market intelligence independente, através do Índice de Preços da Baixa e Centro Histórico do Porto, foi possível monitorizar o comportamento dos preços nesta região, concluindo a existência de uma queda de preços significativa.

Em relação ao comportamento dos preços em cadeia, o decréscimo dos preços, apresentado no relatório da Confidencial Imobiliário, vem suceder a uma valorização de 3,7% registada durante o 1º semestre do ano passado, invertendo a trajetória observada ao longo do 2º semestre de 2019, altura em que os preços já tinham caído cerca de 9,3%.

Deste modo, é possível verificar que mesmo antes da pandemia já era percetível que, ao longo dos últimos três anos, o comportamento dos preços em termos semestrais tinha oscilado entre variações positivas e negativas, com algumas amplitudes fortemente vincadas.

No que a termos homólogos diz respeito, apesar de retirar algum impacto à descida de 5,9% observada no 1º semestre do ano passado, a queda verificada no 2º semestre de 2020 simboliza um ciclo de três semestres consecutivos de perdas. Como resultante deste ciclo descendente, os preços nesta região terminaram o ano de 2020 num nível 13,7% abaixo do 1º semestre de 2019.