Home / Entrevista / “Queremos continuar a criar o futuro do áudio” – Nuno Fonseca
Sound Particles
Nuno Fonseca, CEO da Sound Particles (Foto: Divulgação)

“Queremos continuar a criar o futuro do áudio” – Nuno Fonseca

Por: Marta Godinho

A Sound Particles é uma startup que se baseia na criação de software áudio 3D para a indústria de entretenimento que foi utilizado, muito recentemente, na criação e desenvolvimento da biografia musical de “I Wanna Dance with Somebody” de Whitney Houston e na produção de “O Gato das Botas: O Último Desejo”. Em entrevista à PME Magazine, Nuno Fonseca, CEO da Sound Particles, conta-nos sobre o software utilizado, o processo de produção das duas peças e as perspetivas de futuro da startup que está agora a crescer exponencialmente, tanto em Portugal, como em produções no estrangeiro.

PME Magazine (PME Mag.) – Como é que carateriza esta startup?

Nuno Fonseca (N. F. ) – A Sound Particles é uma startup deeptech que cria software áudio 3D para a indústria do entretenimento (cinema, TV, videojogos, música), usado em todos os grandes estúdios de Hollywood, em projetos como o Game of Thrones, Stranger Things, Dune, StarWars.

PME Mag. – Como carateriza o crescimento para o estrangeiro?

N. F. – A Sound Particles sempre trabalhou para o mercado internacional (o mercado nacional representa menos de 1% das vendas). Começamos inicialmente a trabalhar para Hollywood, depois Europa e, mais recentemente, a Ásia.

PME Mag. – Qual é o segredo que torna o vosso software mais especializado?

N. F. – O nosso software permite a criação de sonoridades épicas com literalmente milhares de sons a tocar ao mesmo tempo. Por exemplo, é a ferramenta ideal para criar o som de uma batalha, com milhares de sons em simultâneo. O que fizemos foi utilizar técnicas de computação gráfica (tais como as que são usadas em programas de efeitos visuais), e adaptá-las para a área do som, permitindo produtividade, escala e qualidade de som fora da habitual.

PME Mag. – Fale-nos um pouco do processo das produções de “I Wanna Dance with Somebody” e “O Gato das Botas: O Último Desejo”

N. F. – No “I Wanna Dance with Somebody”, a equipa de sound design (vencedores do Óscar para melhor som com o Bohemian Rhapsody), utilizou o Sound Particles para várias situações, nomeadamente para recriar o som dos grandes concertos ao vivo, com milhares de espetadores a aplaudir. No caso do Gato das Botas, acabámos por descobrir que o nosso software tinha sido usado, por conversa com o sound designer do filme, mas não sabemos grandes pormenores sobre em que cenas em concreto. Em ambos os casos, já conhecemos os profissionais há vários anos, e já são utilizadores do Sound Particles de longa data.

PME Mag. – Como foi trabalhar em duas produções completamente distintas?

N. F. – Nós apenas fazemos o software, que depois é usado por estes profissionais de topo. No entanto, é sempre um prazer saber que o nosso software é usado por alguns dos melhores profissionais do mundo nesta área. No caso do filme da Whitney Houston, convidaram-me, numa das minhas viagens a Los Angeles, a ir aos estúdios da Fox, onde estavam a fazer a mistura final do filme, para ouvir em primeira mão, uma das cenas em que usaram o software.

PME Mag. – Qual é o rumo a seguir, a partir daqui?

N. F. – Para nós, isto ainda é só o princípio. Estamos neste momento a trabalhar em quatro produtos em simultâneo, um dos quais é uma tecnologia de som 3D para headphones. Queremos continuar a criar o futuro do áudio.