Por: João Carreira
A Vasco Electronics é, no seu core, uma empresa de tradutores de voz. Contudo, acabou por evoluir para equipamentos com outra dimensão, desde comunicação em idiomas estrangeiros até dispositivos móveis abrangentes para viajantes.
Em conversa com a PME Magazine, João Fernandes, country manager da Vasco Electronics para Portugal, explica-nos tudo.
PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Vasco Electronics?
João Fernandes (J. F.) – Em 2008, quando criámos a Vasco, o nosso foco principal foi o desenvolvimento de tradutores de voz, mas isto foi apenas o começo. Desde o início, construímos uma equipa de pessoas qualificadas que transformaram os nossos produtos em equipamentos de última geração, fáceis de usar e funcionais, que têm várias utilidades, desde comunicação em idiomas estrangeiros até dispositivos móveis abrangentes para viajantes.
PME Mag. – Como caracteriza a empresa e em que consiste?
J. F. – A Vasco é muito focada nas necessidades dos nossos clientes e queremos eliminar as barreiras linguísticas em qualquer situação. A nossa empresa é também muito focada na parte humana tanto com os trabalhadores como com sociedade à nossa volta. Criámos uma equipa de salvamento de resposta rápida, a PMM VASCO, cuja missão é prestar assistência médica em todo o mundo no prazo de 24-48 horas após uma catástrofe natural ou uma crise humanitária.
PME Mag. – Que setores utilizam mais os vossos produtos?
J. F. – Todos os setores. Os nossos tradutores estão, por exemplo, no hospital de São João, no Porto, em escolas, agências de viagens, centros de acolhimento a refugiados, hotéis ou museus. Arrisco-me a dizer que todos os setores utilizam os nossos tradutores porque, atualmente, Portugal está a receber pessoas de todo o mundo e porque nós nos deslocamos para outros locais do mundo em turismo, negócios ou, até mesmo, para emigrar e, com os nossos tradutores, eliminámos a barreira linguística.
PME Mag. – Há planos para a expansão em Portugal?
J. F. – Sim, cada vez mais temos entidades de vários setores espalhadas por Portugal. É fantástico ver que as pessoas já nos conhecem e sabem o nosso valor e que somos a solução para quebrar as barreiras linguísticas.
PME Mag. – Qual a maior utilidade para estes tradutores? De que forma é que se distinguem de outros presentes no mercado?
J. F. – A maior utilidade é a eliminação das barreiras linguísticas onde quer que esteja. Fomos distinguidos com vários prémios internacionais e temos muito orgulho nisso. No entanto, a grande diferença da Vasco Electronics para outros concorrentes é a tradução de mais de 100 línguas, o programa de inteligência artificial com 10 motores de tradução e a internet ilimitada em quase 200 países.
PME Mag. – Em que outros países estão e em que formato estão presentes?
J. F. – Nós vendemos para todos os mercados de língua portuguesa, mas a nossa grande aposta este ano é o Brasil. Contamos abrir o mercado brasileiro ainda este ano.