Home / Empresas / “Queremos promover literacia imobiliária no mercado português” – Gonçalo Roxo
Your Property Advisor
Gonçalo Roxo e Carolina Durão, os cofundadores da Your Property Advisor (Fonte: Divulgação)

“Queremos promover literacia imobiliária no mercado português” – Gonçalo Roxo

Por: Martim Gaspar

Fundada em 2020, a Your Property Advisor é uma empresa de consultoria imobiliária que nasceu para colmatar uma necessidade de mercado: a de satisfazer e proteger a 100% as necessidades dos clientes na compra de imóveis, acompanhando-os em todo o processo de procura e compra de imóveis.

Em entrevista à PME Magazine, Gonçalo Roxo, um dos fundadores da Your Property Advisor, conta a história desta empresa, que desde a sua criação já negociou 52 imóveis em Portugal, tendo poupado um total de três milhões de euros aos seus clientes.

PME Magazine – Como surge a Your Property Advisor?
Gonçalo Roxo – A nossa empresa de consultoria imobiliária surgiu para colmatar uma necessidade do mercado imobiliário português. Reparámos, com o conhecimento que tínhamos do setor, que o mercado imobiliário tinha uma forte relação de parceria entre as agências e os vendedores, mas que o comprador ficava de fora desta equação. Faltava no mercado quem se preocupasse primeiro com as necessidades deste cliente e de alguém que o apoiasse e prestasse um serviço de consultoria em todas as fases de procura e aquisição de um imóvel. Para que pudéssemos ser fiéis a esta visão optámos por não deter um portefólio de imóveis, para garantir a ausência de conflitos de interesse. Ou seja, para nos comprometermos a procurar o melhor imóvel disponível em todo o mercado de acordo com as preferências do comprador. Considerámos, ainda, que poderíamos, com este serviço, tornar o processo de compra de casa mais simples, ético e transparente por agirmos como o único ponto de contacto entre o comprador e o vendedor. Por isso, e uma vez que havia espaço no mercado para empresas de consultoria imobiliária que se focassem exclusivamente nas necessidades do comprador, fundámos a Your Property Advisor, em 2020.

PME Mag. – O facto de não terem um portefólio de imóveis constitui um obstáculo ou uma oportunidade para o vosso trabalho?
G. R. – Apesar de isso significar que não temos angariações, constitui uma oportunidade, por nos dar a liberdade de procurar todos os imóveis disponíveis em todo o território português, que é uma vantagem para o comprador, porque sabe que quais sejam as suas necessidades nós podemos apresentar várias propostas que vão ao encontro do seu interesse. Se tivéssemos um portefólio de imóveis a nossa tendência seria adaptar aquilo que tínhamos às necessidades exigidas pelos nossos clientes. Estaríamos a agir de acordo com os nossos interesses e em ganhar mais comissões por cada imóvel vendido, que não é o caso. Pelo contrário, queremos poupar aos nossos clientes através da negociação do valor dos imóveis.

PME Mag. – Porquê trabalharem sobretudo para empreendedores e investidores estrangeiros?
G. R. – Esta segmentação surgiu de forma natural pela valorização que este público já tem por este serviço. Os empreendedores e investidores estrangeiros que nos procuram vêm um pouco de todo o mundo. Alemanha, Inglaterra, Finlândia, até Estados Unidos da América, Brasil e Hong Kong são alguns dos exemplos. Alguns contactam-nos com interesse de viverem em Portugal. Outros têm o interesse em gerir negócios em Portugal e em criar riqueza para o nosso país e, para isso, precisam de um alojamento próprio. Contudo, queremos começar a trabalhar mais o cliente nacional. Sentimos alguma dificuldade em chegar a este público, mas achamos que isso advém do facto de o serviço de consultoria ainda não ser reconhecido e valorizado. Daí um dos nossos objetivos ser o de promover literacia imobiliária ao mercado imobiliário português. Queremos mudar esta realidade e mostrar que podemos ser uma mais-valia ao sermos facilitadores no processo de compra de casa, que muitas vezes é muito moroso e burocrático.

PME Mag. – Qual o vosso volume de transações até ao momento e como projetam 2023 neste campo?
G. R. – Até ao momento, o nosso volume total de transações ronda os 30 milhões de euros. Projetamos duplicar o valor no próximo ano, já que iremos expandir os nossos serviços para a região do Algarve e aumentar a nossa equipa.

PME Mag. – Como foi avaliada a estimativa de três milhões de euros poupados pelos vossos clientes?
G. R. – Uma das características que nos diferencia é a nossa capacidade de negociação, que é sempre focada nos interesses dos nossos clientes. O valor de poupança de três milhões de euros é calculado através da soma dos valores de desconto que já conseguimos aos nossos clientes em dois anos de atividade. Ou seja, subtraímos o valor inicial pelo qual o imóvel está a ser vendido pelo valor negociado. Por exemplo, já conseguimos negociar um desconto de 340 mil euros num imóvel em Cascais para um dos nossos clientes.

PME Mag. – Quais os principais desafios de lançar esta empresa no período da pandemia?
G. R. – As restrições de circulação foram, para nós, o principal desafio quando lançámos a Your Property Advisor. Tínhamos, como era claro, as restrições às visitas aos imóveis e os nossos parceiros e agentes imobiliários em quarentena, o que dificultava a concretização do nosso trabalho. Os nossos clientes estavam prontos a comprar, mas estavam isolados nos seus países sem conseguirem viajar até Portugal. Tivemos, até, clientes a viajar de carro da Suíça a Itália para poderem apanhar um avião até ao nosso país. Apesar de tudo isso, conseguimos dar a volta aos desafios e realizámos as nossas visitas e compras online, através de videochamadas. Foi até, nessa altura, que comprámos para um grupo de investidores vários imóveis para fundos de investimento, o que representou um grande suporte na altura, visto terem olhado para o mercado em pandemia como uma oportunidade.

PME Mag. – O que espera desta empresa para o futuro?
G. R. – Esperamos continuar a crescer como equipa, aumentando a nossa área de expertise e de atuação. Atualmente, somos três property advisors e temos formações entre gestão, vendas, arquitetura e design, o que nos dá um conhecimento abrangente na altura da negociação dos imóveis. O aumento da expertise nestas áreas e em outras relacionadas com o imobiliário é uma mais-valia para podermos ser ainda melhores a focar-nos exclusivamente aos nossos clientes, os compradores. O próximo passo, com a contratação de mais property advisors, é o de expandir os nossos serviços para a região do Algarve, onde existem mais transações de imóveis. Esperamos, por fim, mas não menos importante, que consigamos conquistar mais o cliente português para que nos veja como um parceiro que transforma o processo de compra de casa mais informado e transparente.