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Foto: Divulgação - Patrícia Santos - Fundadora Zome

“Queremos ser líderes do mercado ibérico”

A Zome nasceu este ano e quer mudar o mercado imobiliário. Com mais de 900 consultores no país entra, assim, diretamente para o top 5 das agências imobiliárias em Portugal. A fundadora Patrícia Santos explica o novo conceito.

 

PME Magazine – Como nasceu a Zome?
Patrícia Santos – A Zome nasceu da fusão de duas empresas de referência do setor imobiliário – Business e Pr1me, uma equipa com duas décadas de experiência no mercado imobiliário. O projeto Zome surge da necessidade de criar um serviço diferente e inovador, com total liberdade para implementar modelos de trabalho mais evoluídos e disruptivos, sem ter de esperar por aprovação global. O objetivo é oferecer as melhores ferramentas de trabalho aos consultores, com bas na experiência adquirida e numa formação e tecnologia avançadas, de forma a prestarmos um serviço mais eficiente e personalizado aos nossos clientes.

PME Mag. – Como vê a entrada direta para o top 5 das agências imobiliárias portuguesas?
P. S. – Com naturalidade. Ainda antes de nos apresentarmos ao mercado já tínhamos a noção de que íamos arrancar em força, com uma equipa de consultores extensa e muito experiente, que nos colocaria nessa posição, quer em termos de faturação estimada, quer em número de colaboradores.

PME Mag. –Quantos agentes imobiliários têm?
P.S. – Atualmente, contamos com perto de 900 consultores imobiliários de um total de quase 1000 colaboradores. Até final do ano, prevemos a criação de mais 470 postos de trabalho.

PME Mag. – Qual o valor transacionado até agora?
P.S. – No final do ano apresentaremos os resultados, mas a nossa estimativa aponta para 38 milhões de euros de faturação em 2019.

PME Mag. – Quantos hubs querem abrir até final do ano?
P.S. – Em Portugal, estamos em Braga, Vila Nova de Famalicão, Porto (Centro Empresarial da Circunvalação e Damião de Góis), Coimbra, Leiria, Cascais, Abóboda e Lisboa. Até ao fim de 2019 temos prevista a abertura de oito novos hubs imobiliários em Portugal, três na Grande Lisboa, um no Algarve, Aveiro, Figueira da Foz, Setúbal e Viseu. Em Espanha inaugurámos recentemente o hub de Málaga e brevemente pretendemos abrir em Sevilha, Marbella, Barcelona e nas Canárias.

PME Mag. – O que diferencia estes hubs do habitual das agências imobiliárias?
P.S. –Estes hubs rompem com a estrutura convencional das agências imobiliárias, são espaços agregadores, modernos e ágeis, onde equipas multidisciplinares trabalham em comunidade, dentro de uma lógica de “cooptitividade”, um equilíbrio entre cooperação e competitividade. Funcionam quase como empresas independentes, que têm à disposição os recursos tecnológicos únicos que a Zome disponibiliza e partilham uma formação única no mercado, ancorada na partilha de experiência prática entre profissionais e fortalecida pelo conhecimento de neurociência aplicada, que permite simplificar e tornar mais eficaz toda a experiência imobiliária para os clientes. Dispõem ainda do Zome Tool Kit, uma plataforma que reúne uma série de ferramentas tecnológicas e que possibilita aos consultores, entre outras coisas, fazerem estudos de mercado em menos de cinco minutos, através de uma base de dados que inclui todos os imóveis disponíveis a nível nacional. Segundo estudos que fizemos, esta plataforma garante um aumento de produção na ordem dos 300% e uma diminuição do tempo processual em 37%.

PME Mag. – Quais os maiores desafios que têm de momento em mãos?
P.S. – Continuar a desenvolver novas tecnologias aplicadas a esta área, de forma a renovarmos o setor e mantermo-nos como uma agência que responde de forma mais eficaz às necessidades dos clientes. Assinámos uma parceria com a IBM, com quem estamos a trabalhar em ferramentas inovadoras que apresentaremos em tempo oportuno. Inteligência Artificial e big data são algumas das inovações que estamos a incorporar no nosso sistema, com uma magnitude que não existe no mercado português. O outro grande desafio que temos em mãos passa por um trabalho conjunto com as restantes agências imobiliárias no sentido de credibilizar o setor e torná-lo cada vez mais transparente.

PME Mag. – Quais os planos para o futuro?
P.S. – O nosso objetivo é sermos líderes do mercado ibérico num prazo máximo de cinco anos. Tendo em conta o ritmo a que estamos a crescer, tanto cá como em Espanha, logo no ano de lançamento no mercado, estamos cada vez mais convictos de que será possível atingir esta meta. Queremos estar presentes em todas as capitais de distrito portuguesas até final do próximo ano, e, ainda em 2019, lançar a Zome Luxury, marca dedicada ao segmento premium.