Home / Destaques / “Queremos ser uma organização catalisadora do desenvolvimento empresarial em Portugal” – Luís Abreu
Luís Abreu, da Direção Nacional da Maisnegócio
Luís Abreu, CEO MaisNegócio Portugal (Fonte: Divulgação)

“Queremos ser uma organização catalisadora do desenvolvimento empresarial em Portugal” – Luís Abreu

Por: Filipa Ribeiro

O Grupo Maisnegócio é uma organização de networking, que dinamiza a sua atividade através do estímulo de relações de confiança, do espírito de entreajuda e da consciência de investir no tempo, de forma a que cada empresário assuma a sua atividade com mentalidade empreendedora.

Em entrevista à PME Magazine, Luís Abreu, da Direção Nacional da Maisnegócio, fala do conceito do negócio e em que medidas os encontros de networking apoiam e ajudam as pequenas e médias empresas.

PME Magazine (PME Mag.) – Em que consistem os encontros de networking promovidos pela Maisnegócio e em que sentido ajudam os empresários?

Luís Abreu (L.A.) Os encontros de networking promovidos pela Maisnegócio são eventos que reúnem empresários e empreendedores de diversos setores, proporcionando um ambiente para a troca de conhecimentos, experiências e oportunidades de negócio. Esses encontros visam estabelecer conexões e criar uma rede de contatos entre os participantes, permitindo que estes expandam a sua base de relacionamentos profissionais. Dessa forma, os empresários têm a oportunidade de conhecer potenciais parceiros de negócio, clientes, fornecedores e investidores, o que pode impulsionar o crescimento e o desenvolvimento das suas empresas.

PME Mag. – Qual o impacto da empresa nas PME?

L.A. A Maisnegócio tem um impacto significativo nas pequenas e médias empresas (PME) em Portugal, pois através dos nossos programas e serviços, fornecemos suporte e orientação para o desenvolvimento dessas empresas, ajudando-as a superar desafios, identificar oportunidades de crescimento e melhorar a sua competitividade no mercado. Oferecemos consultoria especializada, programas de capacitação e oportunidades de networking, tudo isso com o objetivo de impulsionar o sucesso das PME e contribuir para o fortalecimento do tecido empresarial do país.

PME Mag. – O mercado internacional encontra-se nas perspetivas de futuro?

L.A. Sim e já começamos aqui mesmo em Portugal. Quando começou a guerra da Ucrânia, um membro que já estava na Maisnegócio, por sinal da Moldávia (já está em Portugal há 20 anos), questionou-nos como poderíamos ajudar os empresários ucranianos que deixaram os seus negócios na Ucrânia e vieram para Portugal começar uma nova vida. Rapidamente recolhemos a informação de como chegar até esses empresários ucranianos, divulgámos o que pretendíamos fazer e iniciamos um grupo Maisnegócio Ucrânia/Portugal. Nas nossas reuniões fala-se em ucraniano e em inglês, para assim ser mais fácil a comunicação para todos, e neste momento já conta com vários empresários ucranianos perfeitamente integrados com a nossa rede Maisnegócio, o que lhes permite iniciar novos projetos empresariais. Deixo também o testemunho de que, dos empresários ucranianos que tenho conhecido, surpreendeu-me a capacidade e integração e a resiliência da maior parte deles.

PME Mag. – O que a Maisnegócio pretende alcançar nos próximos anos?

L.A. Nos próximos anos, a Maisnegócio pretende continuar a desempenhar um papel relevante no ecossistema empresarial português. Os nossos principais objetivos são fortalecer ainda mais o apoio às PME, promover a inovação e a digitalização nos negócios, estimular o empreendedorismo e facilitar a internacionalização das empresas portuguesas. Pretendemos ampliar nossa rede de parcerias estratégicas, expandir os nossos programas de formação e oferecer soluções cada vez mais adaptadas às necessidades do mercado. Queremos ser uma organização catalisadora do desenvolvimento empresarial em Portugal, contribuindo para a criação de um ambiente favorável aos negócios e para o crescimento sustentável das empresas.