Quinta-feira, Novembro 28, 2024
InícioEmpresasRádio Popular reduz custos de impressão em 35 por cento com soluções...

Rádio Popular reduz custos de impressão em 35 por cento com soluções Xerox

­A Jodrax, Concessionário Autorizado Gold da Xerox Portugal, a celebrar 20 anos de actividade, foi o parceiro selecionado pela Rádio Popular para desenvolver o projeto de reestruturação do parque de impressão, cujo objetivo passava quer pela redução e controlo de custos, quer pela implementação de uma política de impressão, que facilite a gestão dos processos por parte do departamento de TI.

Há 35 anos no mercado, a Rádio Popular é a segunda marca de retalho na área da eletrónica de consumo em Portugal e conta, hoje, com 39 lojas espalhadas pelo país. A expansão da marca nos últimos anos implicou, paralelamente, o aumento dos recursos, nomeadamente ao nível do parque de impressão.

Até à intervenção da Jodrax, a Rádio Popular não possuía uma política de impressão. A diversidade de fornecedores e marcas, bem como a complexidade na gestão dos processos documentais, levava a uma deficiente gestão dos recursos. A Rádio Popular precisava reorganizar o parque de impressão, reduzir e controlar custos globais de impressão, criar uma política de impressão que facilite a gestão dos processos (desde os consumíveis, ao hardware e software) por parte do departamento de TI e reduzir os impactos ambientais.

Para responder aos desafios colocados pela Rádio Popular, a Jodrax arrancou o projeto com uma fase de diagnóstico ‒ desenvolvido no edifício sede e nas lojas ‒ dos equipamentos e processos, até então. Foram avaliados elementos como o número de dispositivos instalados, a tipologia, os volumes produzidos, os rácios de utilização por colaborador, os consumos energéticos, o custo do espaço ocupado e a facilidade na gestão dos parques pelo departamento de TI.

A partir do diagnóstico do serviço de gestão documental existente, a Jodrax em parceria com a Xerox, desenhou uma solução MPS (Managed Print Services), que permitiu otimizar e melhorar os resultados da infraestrutura de cópia e impressão da empresa. A partir daqui, a gestão do parque de impressão passa para a responsabilidade do parceiro Jodrax, suportado por toda a infra-estrutura instalada Xerox e que permite a gestão remota e proactiva de todos os incidentes, recebe a informação sobre as necessidades e monitoriza, em tempo real, o serviço.

Para Edgar Silva, Administrador da Rádio Popular, esta operação conseguiu “otimizar o parque centralizado e descentralizado, pelas 39 lojas a nível nacional, o que significou uma redução global dos custos em cerca de 35 por cento, melhorando a gestão do parque e aumentando a eficiência dos processos”.

A proposta de valor atingiu resultados tais como: Redução global dos custos de impressão em cerca de 35 por cento; Definição de um rácio de um equipamento/ oito utilizadores; Criação de um modelo de digitalização e indexação dos documentos para arquivo eletrónico; Implementação das ferramentas, para possibilitar a impressão através de smartphones e tablets; Gestão e Suporte centralizado a nível global pelo departamento de TI; Monitorização dos consumíveis e manutenção proactiva do parque de impressão; Relatórios de gestão para melhorar os valores ao nível da sustentabilidade e Redução dos impactos ambientais em cerca de 30 por cento e dos resíduos sólidos em cerca de 41 por cento.

Para o Diretor Geral da Jodrax, Fernando Dray, este projeto foi um desafio: “percebemos que teríamos de desenhar um modelo à medida, capaz de apresentar um retorno a médio prazo e com impacto significativo nos custos da empresa. Os objetivos estavam bem definidos e conseguimos, através da parceria com a Xerox, criar uma estratégia que correspondeu às expectativas da Rádio Popular”.

As soluções da Xerox instaladas permitiram reduzir, em 35 por cento, os custos globais de impressão da empresa.

 

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category