Home / Empresas / Ambiente / Re-Source regressa para incentivar a inovação na reciclagem de resíduos
Reciclagem
O programa dá aos candidatos a oportunidade de trabalharem com grandes empresas na criação de projetos-piloto (Fonte: Freepik)

Re-Source regressa para incentivar a inovação na reciclagem de resíduos

A Sociedade Ponto Verde (SPV), uma instituição que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, e a Beta-i, uma consultora de inovação colaborativa, juntam-se para promover a inovação na reciclagem de resíduos.

O programa de inovação Re-Source pretende desafiar startups de todo o mundo a participarem no evento que visa a promoção da economia circular e a quebra digital na reciclagem de resíduos, dando-lhes a oportunidade de trabalharem com grandes empresas na criação de projetos-piloto para o setor.

A terceira edição da Re-Source procura soluções para responder aos desafios da mudança de comportamento do consumidor, do aumento da circularidade e digitalização nas embalagens, da transparência e rastreabilidade dos materiais embalados, das tecnologias avançadas de recolha e triagem e dos sistemas de recolha eficientes e de baixo-carbono.

A indústria da reciclagem e das embalagens de resíduos desempenha um papel fundamental na nossa sociedade, sendo essencial encontrar soluções inovadoras que promovam a economia circular, a sustentabilidade e a colaboração entre os diferentes intervenientes”, explica Diogo Teixeira, CEO da Beta-i.

O programa irá abrir portas para a transformação digital deste setor, impulsionando a mudança de comportamento dos consumidores e dos produtores.

Já Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, conta que, apesar dos resultados, ainda há muito a fazer para que se recolham mais recicláveis. “É, por isso, com muito agrado que iniciamos uma nova edição do Re-Source, com a expectativa de voltarmos a identificar bons projetos, com possam vir a ser implementados em Portugal e em resposta aos desafios, que estão bem identificados”, acrescenta.

As candidaturas estão abertas até ao dia 12 de julho. As startups previamente selecionadas e os parceiros irão trabalhar em conjunto na elaboração dos projetos-piloto e, em fevereiro de 2024, as soluções desenvolvidas serão apresentadas ao ecossistema e testadas em contexto real.