Home / MERCADO / Economia / Receitas aumentam mais em PME portuguesas do que em mercados globais
PME aumentaram mais nas receitas
Cerca de 41% das PME em Portugal relatam um aumento de receitas nos últimos 12 meses, face a 34% globalmente (Divulgação: Pexels)

Receitas aumentam mais em PME portuguesas do que em mercados globais

Por: Filipa Ribeiro

O estudo anual “Small Business, Big Opportunity” lançado pela empresa tecnológica Sage revela que as pequenas e médias de empresas em Portugal mostram-se mais otimistas em relação às perspetivas de sucesso em comparação com as PME dos restantes países.

Do inquérito realizado a quase 12.000 PME de todo o mundo, incluindo a 1.032 portuguesas, 76% das empresas inquiridas em Portugal encontram-se confiantes, face ao total global de 71%, e 41% relata um aumento de receitas nos últimos 12 meses, face a 34% globalmente, apesar do aumento de custos e da pressão significativa sobre as receitas em 2022.

O facto de as PME dos principais países da União, como Portugal, estarem cada vez mais otimistas quanto às suas perspetivas, revela que estão mais resilientes do que nunca”, conta Derk Bleeker, presidente da Sage na EMEA.

O estudo conclui ainda que as pequenas e médias empresas portuguesas têm fortes ambições de crescimento e tiveram um bom desempenho em atingir as metas de receita. Quanto às ambições de vender o negócio de forma mais rentável no futuro, 13% dos fundadores de PME portuguesas pretendem fazê-lo, face a apenas 7% a nível mundial.

“Este otimismo e crescimento face à adversidade permitirá às PME portuguesas enfrentar o caminho do sucesso, bem como dispor das ferramentas e apoio necessários para canalizar esta abordagem positiva”, explica Ana Ribeiro, country sales director Portugal.