Sexta-feira, Novembro 29, 2024
InícioEmpresasReceitas de turismo caem 70% em outubro

Receitas de turismo caem 70% em outubro

Dados analisados pelo INE mostram que a diminuição do número de hóspedes e de dormidas levou a uma perda de receitas acima dos 60%, face a 2019. Algarve foi a única região do país a manter a tendência de aumento do turismo.

Dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) dizem que, no total, foram apenas 126,2 milhões de euros que os alojamentos turísticos nacionais conseguiram faturar, o equivalente a uma perda de 70% face ao período homólogo em 2019.

Segundo o INE, o setor turístico registou apenas um milhão de hóspedes e 2,3 milhões de dormidas em todos os tipos de alojamentos, diminuições de 59,7% e 63,3% em relação a 2019, respetivamente, justificadas pela diminuição do número de turistas estrangeiros e pelo aumento da circulação de residentes portugueses.

O relatório mostra ainda que “as regiões que apresentaram menores diminuições no número de dormidas foram o Alentejo (-35,7%), Centro (-50,5%) e Norte (-56,8%)”. Em sentido contrário, verificaram-se as maiores reduções na Região Autónoma dos Açores (-71,8%), na Área Metropolitana de Lisboa (-69,9%) e na Região Autónoma da Madeira (-66.4%).

Em contraste, a região algarvia foi a única do país a manter a tendência de crescimento do número de dormidas em outubro (+3,7%), possivelmente justificado pela “realização de um evento desportivo neste mês na região”.

Em outubro, cerca de 32,1% dos alojamentos turísticos mantiveram as portas fechadas e 25,9% não registou qualquer movimento de hóspedes, consequência da evolução da situação epidemiológica em Portugal.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category