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No primeiro trimestre de 2023, os consumidores portugueses registaram 1.003 reclamações no Portal da Queixa (Foto: Pexels)
No primeiro trimestre de 2023, os consumidores portugueses registaram 1.003 reclamações no Portal da Queixa (Foto: Pexels)

Reclamações na área do turismo aumentam 46%

Por: Rita Pablo

Companhias aéreas e sites de reserva de viagens lideram reclamações dirigidas ao setor. Problemas com reembolsos e cancelamentos, atrasos nos voos e mau atendimento motivam principais queixas dos consumidores.

No primeiro trimestre do ano, o número de reclamações dirigidas ao setor do turismo registou um crescimento de 46%, face ao mesmo período de 2019, ano de pré-pandemia. As companhias aéreas e os sites de reserva de viagens geraram o maior volume de queixas: 67%.

Entre os principais motivos de reclamação estão problemas com o reembolso e cancelamentos, atrasos nos voos e mau atendimento. No top 5 dos operadores turísticos com o maior número de reclamações estão: a eDreams com 230 reclamações; segue-se a TAP com 173 queixas; a Ryanair com 68; a Easyjet a somar 49 e o Booking com 45 (nos primeiros três meses de 2023).

A análise do Portal da Queixa efetuada à categoria hotéis, viagens e turismo, entre os dias 1 de janeiro e 28 de março, revela que o número de reclamações dirigidas ao setor registou um aumento na ordem dos 46%, em comparação com o mesmo período de 2019, ano de pré-pandemia.Segundo os dados aferidos, no primeiro trimestre de 2023, os consumidores portugueses registaram 1.003 reclamações no Portal da Queixa, e em 2019, o número foi apenas 672.Entre as subcategorias do setor com o maior volume de reclamações recebido, estão as companhias aéreas (37%); os sites de reserva de viagens (30%); os sites de reserva de alojamento (9%), as agências de viagens (6%); os aeroportos, a ocupar uma fatia de 3% no total de queixas apurado no primeiro trimestre do ano.Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, sublinha a importância de pesquisar sempre antes de comprar: “Nesta altura da Páscoa, é natural aumentar a procura por viagens e marcações de férias, por isso, é fundamental o consumidor estar informado sobre a reputação das marcas e serviços que pretende adquirir. Para evitar constrangimentos, alertamos sempre para a importância de pesquisar por opiniões públicas ou reclamações que possam estar disponíveis online, como no caso do Portal da Queixa, e comparar com outras marcas da mesma categoria, no comparativo de marcas que disponibilizamos na plataforma. Este pode ser um ponto crucial para a tomada de decisão e para uma escolha mais segura, sem problemas, nem reclamações.”