Home / Internacional / EUROPA / Reino Unido retira Portugal da lista de países não seguros
saída do Reino Unido Brexit japão
Reino Unido votou pela saída da União Europeia

Reino Unido retira Portugal da lista de países não seguros

O Reino Unido decidiu retirar Portugal da lista de destinos turísticos a partir dos quais, no regresso ao país, é necessário fazer uma quarentena de 14 dias por precaução devido à Covid-19.

O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo ministro dos Transportes Grant Shapps, na rede social Twitter.

“Os dados mostram que podemos incluir Portugal nos corredores turísticos”, referiu o ministro, ressalvando, ainda assim, que “as coisas podem mudar rapidamente”.

Já a embaixada britânica em Portugal adiantou que a medida tem efeito “a partir das 04:00 horas de 22 de agosto de 2020”.

“Todos os viajantes que chegam ao Reino Unido, incluindo aqueles de destinos isentos, continuarão a ter de preencher um formulário localizador de passageiros à chegada ao Reino Unido, a não ser que façam parte de um pequeno grupo de isenções”, acrescenta o comunicado.

A embaixada adianta que as restrições impostas a viagens no Reino Unido para Portugal também foram removidas com “efeito imediato”.

Na lista dos países a partir dos quais é necessário fazer quarentena entram agora a Croácia, a Áustria e a ilha de Trinidad e Tobago, nas Caraíbas. Nesta lista estão já França, Países Baixos, Mónaco, Malta, as ilhas Turcas e Caicos e Aruba, a Bélgica, Andorra, Bahamas, Espanha e Luxemburgo.

Na lista dos países seguros, além de agora Portugal, estão também Estónia, Letónia, Eslováquia, Eslovénia, o arquipélago de São Vicente e Granadinas, Brunei e Malásia.