Home / Empresas / Reisswolf recolhe resíduos de proteção pessoal em empresas
Reisswolf recolhe equipamento de proteção individual em empresas
Covid-19: Empresa recolhe equipamento de proteção individual em empresas

Reisswolf recolhe resíduos de proteção pessoal em empresas

A Reisswolf Portugal está a ajudar a reduzir riscos de contágio por COVID-19 através da recolha de equipamento de material de proteção utilizado como luvas, máscaras e viseiras. Em entrevista à PME Magazine, o Administrador da empresa explica as motivações desta iniciativa.

Por Redação

A Reisswolf Portugal, que opera no tratamento confidencial de dados e gestão documental, lança um novo serviço de recolha de luvas, máscaras e viseiras utilizadas em empresas.

A utilização de equipamento de proteção individual cresceu de forma exponencial e a má gestão deste tipo de resíduos pode constituir um risco para a saúde pública.

A filial portuguesa aproveita assim a sua experiência na área da gestão ambiental e por isso decidiu prestar não só um novo serviço aos seus clientes bem como contribuir para a luta contra o novo coronavírus.

PME Mag. – Porquê lançar este novo serviço diferente da vossa oferta normal de serviços?

José Henrique – Administrador Reisswolf Portugal

José Henrique (J.H.) – “Sendo principal atividade da Reisswolf o tratamento seguro da informação produzida pelos seus clientes, através de processos de gestão documental, custódia, digitalização e destruição confidencial de documentos,

oferecemos ainda aos nossos clientes os serviços de gestão ambiental para os seus resíduos de office waste.

Na linha dos elevados padrões de segurança associados a todos estes serviços, e, em resposta a vários pedidos dos nossos clientes, decidimos estender o nível de exigência à higiene e cuidados sanitários, oferecendo um novo serviço baseado na aplicação de uma metodologia de boas práticas na gestão de riscos biológicos, tendo em conta um conjunto de requisitos constantes nas diretrizes divulgadas pelas entidades competentes.

Deste modo, ajudamos as empresas a modelar a sua atuação de acordo com princípios e critérios de elevada responsabilidade social e ambiental, sendo veiculo privilegiado na divulgação e dinamização de praticas que promovam um desenvolvimento equilibrado e sustentável da Sociedade.

PME Mag. – Em quantas empresas vão aplicar este novo serviço?

J.H. – No grupo REISSWOLF somos a primeira empresa com este serviço e contamos aplicar este novo serviço a algumas dezenas de empresas.

PME Mag. – Que quantidades estimam recolher e em que prazo?

J.H. – Ainda não sabemos durante quanto tempo será necessário o uso de equipamento de proteção individual, mas estimamos recolher até ao final deste ano cerca de uma tonelada de máscaras e luvas usadas.

A recolha é feita pelos funcionários Reisswolf Portugal

PME Mag. – Deram alguma formação específica aos funcionários para esta recolha de resíduos?

J.H. – Sim, os nossos funcionários receberam formação especifica sobre medidas de proteção individual, incluindo a utilização de fardamento de segurança e formação especifica a sobre higienização dos contentores e das viaturas utilizadas para este serviço. 

Todos os contentores de segurança bem como todos os contentores técnicos onde são depositados os materiais obsoletos, são disponibilizados apenas após cuidadosa higienização com produtos certificados e atestada por um selo de verificação.

Os motoristas que fazem a recolha dos contentores estão dotados de equipamentos de proteção individualadequados (luvas, máscaras, desinfetante de base alcoólica para higienização das mãos e superfícies de contacto nos veículos) garantindo segurança de todos.

Diariamente realizamos ainda uma higienização exaustiva tanto à nossa frota como aos contentores de segurança”.

PADRÕES DE SEGURANÇA

A Reisswolf Portugal garante que todos os resíduos recebidos nas suas instalações, são encaminhados para os destinatários de reciclagem indicados pela Agência Portuguesa do Ambiente, num processo validado através da Guia eletrónica de Acompanhamento de Resíduos (e-GAR) e com a emissão de um Certificado de Destruição.

Note-se que a Reisswolf Internacional opera no tratamento confidencial de dados e documentos, com presença em 35 países. Atua em Portugal na área da gestão documental, nomeadamente a custódia, digitalização até à destruição de documentos. Para além disso, presta ainda consultoria nas áreas de arquivo, gestão documental e ambiental.

Ao possuir a Credenciação de Segurança Industrial NATO e da União Europeia, e por ter implementada a norma DIN 66399, a Reisswolf Portugal garante a segurança da informação durante todo o processo.