Home / Empresas / Rendas das casas em Lisboa continuam 18% abaixo do pré-Covid
rendas das casas
O preço de arrendamento em Lisboa caiu 1,9% (Foto: Pexels)

Rendas das casas em Lisboa continuam 18% abaixo do pré-Covid

Em Lisboa, as rendas das casas chegam ao terceiro trimestre deste ano 17,9% abaixo dos níveis anteriores à pandemia, de acordo com os resultados mais recentes do Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário. Contudo, em relação aos dois trimestres anteriores, este indicador abrandou, quando as rendas na capital mostravam uma quebra de 19,9%.

De acordo com o comunicado enviado às redações, esta é a primeira vez que o declive das rendas praticadas face ao pré-Covid atenua, isto porque reflete a tendência de recuperação do mercado, que culminou numa subida trimestral de 2,5% no terceiro trimestre.

A taxa de variação homóloga das rendas na zona de Lisboa marcou -6,1% no terceiro trimestre, quase onze pontos percentuais acima dos -18,0%, que atingia no início do ano e em nova suavização face aos -12,0% registados no trimestre anterior. O que demonstra que se observou uma recuperação, a nível homólogo.

Já no Porto, as rendas são inferiores ao pré-Covid em 10,1%, enquanto a nível nacional a quebra é de 1,3%. Em relação ao terceiro trimestre, as rendas na cidade invicta apresentaram uma ligeira redução de 0,7% e uma variação homóloga de -8,4%.