Home / Empresas / Repsol assina contrato de 657 milhões com Governo
Antonio Brufau-antonio costa, Josu Jon Imaz repsol
Antonio Brufau, presidente da Repsol, António Costa e Josu Jon Imaz, CEO da Repsol (Foto: Divulgação)

Repsol assina contrato de 657 milhões com Governo

Foi, esta quarta-feira, assinado o contrato que legitima o investimento de 657 milhões de euros da Repsol para ampliar o seu Complexo Industrial de Sines, alinhado com os objetivos do Acordo de Paris e com a transição energética.

A cerimónia contou com a presença o primeiro-ministro, António Costa, com o ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e por último a representar a Repsol, o presidente, Antonio Brufau e o CEO, Josu Jon Imaz.

Segundo o comunicado de imprensa divulgado pela Repsol, este é o maior contrato de investimento dos últimos dez anos em Portugal e contribuirá para a construção de duas fábricas de polímeros, cada uma com uma capacidade de 300.000 toneladas por ano.

Ambas as fábricas têm data de conclusão para o ano de 2025 e darão cerca de 75 empregos diretos e 300 indiretos quando estiverem operacionais. Contudo, na sua fase de construção o projeto empregará uma média de 550 pessoas, atingindo um pico de mais de 1.000 postos de trabalho.

“A indústria e a tecnologia são dois avanços essenciais para a competitividade da economia de um país”, mencionou o presidente da Repsol, Antonio Brufau, destacando ainda que “a iniciativa privada e as políticas públicas devem trabalhar em conjunto, da melhor forma possível, para uma transição energética compatível com a competitividade económica e a redução de emissões”.

O projeto foi considerado pelo Estado português como sendo de potencial interesse nacional (PIN), o que levou à contratualização de incentivos fiscais ao investimento no valor de até 63 milhões de euros.