A empresa Saint-Gobain celebrou o acordo para adquirir a Chryso. A aquisição enquadra-se na visão estratégica da Saint-Gobain de se tornar líder mundial para uma construção sustentável.
Foi celebrado o acordo para a aquisição da Chryso pela empresa que distribui materiais e soluções para os mercados de construção, mobilidade, saúde e outras aquisições industriais, a Saint-Gobain.
Foi “a partir de fundos aconselhados pela Cinven, a empresa internacional de private equity”, que a Saint-Gobain celebrou o acordo com a empresa de produtos químicos de construção a Chryso. Com a missão de fornecer “soluções adaptáveis de aditivos para uma construção sustentável, contando com a inovação química, experiência de formulação e conhecimento de materiais de construção”, a Chryso emprega cerca de 1300 trabalhadores e gerou no último ano receitas na ordem dos 400 milhões de euros.
“Estamos muito entusiasmados por nos juntarmos à Saint-Gobain e construirmos juntos o próximo capítulo da história de crescimento da Chryso. Isto representa um grande reconhecimento por todos os feitos da equipa da Chryso ao longo dos últimos anos”, refere Thierry Bernard, CEO da Chryso,
De acordo com o comunicado, os principais benefícios desta transação para a Saint-Gobain prendem-se em “reforçar a liderança e a plataforma de crescimento da Saint-Gobain em produtos químicos de construção, beneficiando de perspetivas de crescimento sólido”, uma vez que se espera que a procura global de aditivos cresça em 7% no período de 2021 a 2025.
O facto da empresa Chryso estar alinhada “com a estratégia da Saint-Gobain de soluções para a sustentabilidade e o desempenho” também é um fator de destaque, pois ambas querem continuar a reduzir a sua pegada de CO2 e, através da “combinação de capacidade de I&D vai acelerar o desenvolvimento tecnológico da Chryso com o objetivo de estar na vanguarda de soluções inovadoras para a construção sustentável”.
A Chryso por ser “um player global líder e altamente rentável em aditivos com forte inovação e crescimento rápido tanto em países emergentes como maduros”, tornou-se importante para a Saint-Gobain, que por sua vez, com esta transação trará mais valor à empresa e a oportunidade de se desenvolver em mercados internacionais.
Thierry Bernard afirma que “a Saint-Gobain é o parceiro estratégico ideal com uma presença mundial no mercado de produtos químicos de construção e um grande portfólio de soluções, com capacidades de I&D, inovação e excelência operacional que permitirá à Chryso acelerar o seu desenvolvimento e garantir o seu sucesso continuado.”
Segundo o presidente e CEO da Saint-Gobain, Pierre-André de Chalendar e Benoit Bazin, Chief Operating Officer, “a aquisição da Chryso é uma oportunidade única de crescimento para a Saint-Gobain desenvolver ainda mais a nossa já forte presença no crescente mercado de produtos químicos de construção. Está totalmente em consonância com a nossa estratégia Environment, Social, Governance (ESG) de fornecer uma proposta de valor sustentável e orientada para o desempenho aos nossos clientes”.