Sexta-feira, Junho 13, 2025
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Saint-Gobain Weber comemora 30 anos no mercado português

Por: Maria Inês Jorge

Com um sólido crescimento desde os anos 90 e detentora de um selo Prémio 5 Estrelas, a empresa destaca-se pela forte presença no setor da construção nacional, com uma capacidade de produção que ultrapassa as cem mil toneladas anuais.

Embora 2020 tenha sido um ano marcado pela pandemia de Covid-19, para a Saint-Gobain foi uma época de investimentos e aposta em inovação. Em entrevista à PME Magazine, José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal S.A., faz o balanço destes 30 anos de atividade e aborda a relação da empresa com a sustentabilidade.

PME Magazine – Sendo uma empresa do setor da construção, o que faz a Saint-Gobain Weber?

José Martos (J. M.) – A Weber investe continuamente no desenvolvimento de soluções inovadoras, garantindo a qualidade na produção e comercialização de argamassas industriais. Acreditamos que na indústria da construção é fundamental importarmo-nos com as pessoas e o seu meio ambiente. A gama de produtos da Saint-Gobain Weber subdivide-se em cinco atividades principais: colagem e betumação de cerâmica, revestimento e renovação de fachadas, impermeabilização e coberturas, reparação e regularização de betão e regularização e nivelamento de pavimentos.

PME Magazine – Como foi a entrada no mercado português?

J. M. – A Saint-Gobain Weber entrou em Portugal com a compra da Fixicol em 1990 e, alguns anos depois, adquiriu o fundo de comércio da Stickfit. Mais tarde, foi adquirida pelo grupo Saint-Gobain, que já estava em Portugal desde 1962, quando adquiriu parte das ações da Companhia Vidreira Nacional (Covina). Atualmente, a Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções que são ingredientes-chave para o bem-estar de cada um de nós e o futuro de todos. Eles proporcionam conforto, desempenho, proteção e segurança, enquanto enfrentam os desafios da construção sustentável, eficiência de recursos e mudanças climáticas, que podem ser encontrados em qualquer um dos nossos locais diários de coexistência, edifícios, transportes, infraestruturas, que proporcionam conforto, poupança de energia, desempenho e segurança de uma forma sustentável, eficiente e lutando contra as alterações climáticas.

Atualmente, a Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções que são ingredientes-chave para o bem-estar de cada um de nós e o futuro de todos.

PME Mag. – Que balanço faz destes 30 anos?

J. M. – O balanço é muito positivo. Ao longo dos últimos 30 anos em Portugal, a Weber cresceu muito, de forma sólida. Desenvolveu a sua presença no mercado português em diferentes atividades, sendo hoje uma referência no setor da construção. Apostou sempre no desenvolvimento de novos produtos e soluções, com um grande foco em I&D, reforçando a estratégia global do grupo, que é um dos 100 mais inovadores do mundo. Em Aveiro está sediado o Centro de Competências de Argamassas, um centro internacional de Investigação e Desenvolvimento, que nos deixa muito orgulhosos. É a partir de Aveiro que se desenvolvem muitos produtos para o mundo, dentro do universo Saint-Gobain. Este Centro de Competências é reconhecido pelo Ministério Francês de Investigação e Desenvolvimento como Centro I&D de referência. O bom trabalho desenvolvido ao longo dos anos faz com que mais de um 30% de vendas sejam de novos produtos desenvolvidos e produzidos em Portugal, produtos esses que não existiam há cinco anos. De notar ainda que a Weber soma cinco patentes em coautoria, resultado de todo o trabalho de investigação e desenvolvimento feito internamente e em cooperação com muitas organizações, universidades e clusters de referência em Portugal.

PME Mag. – 2020 foi um ano difícil para o mercado, mas para a Saint-Gobain foi um ano de investimentos. Em retrospetiva, como classifica a atividade da empresa em tempos de pandemia?

J. M. – 2020 foi um ano intenso. A Weber celebrou 30 anos em Portugal e uniu forças com a Placo® e ISOVER, sendo que agora somos Saint-Gobain Portugal S.A. Apesar do contexto, crescemos a dois dígitos e concretizámos muitos projetos. Investimos numa nova linha de produção em Aveiro, cujo valor rondou os 1,2M de euros, de forma a ampliar a oferta e aumentar a produtividade. Ainda durante este ano, é de salientar o desenvolvimento na atividade dos pavimentos com uma nova oferta e conceito de comunicação. Temos muitos projetos em curso e fomos muito ágeis a adaptar-nos a novas formas de trabalhar, como consequência da pandemia, tendo sempre como prioridade a saúde dos nossos colaboradores. O desempenho de toda a equipa foi incrível, o que nos permitiu continuar a nossa atividade com um ótimo desempenho. O meu mais sincero reconhecimento, respeito e agradecimento a toda a nossa equipa.

Temos muitos projetos em curso e fomos muito ágeis a adaptar-nos a novas formas de trabalhar, como consequência da pandemia, tendo sempre como prioridade a saúde dos nossos colaboradores.

PME Mag. – Qual foi a sensação de vencer o Prémio 5 Estrelas?

J.M. – É muito gratificante para nós vencer este prémio, em particular nas duas categorias em questão, nas quais temos uma posição sólida de liderança e que traduzem todo o trabalho de Investigação e Desenvolvimento que fizemos ao longo de muitos anos – colagem de cerâmica e isolamento térmico em fachadas. Na primeira categoria, ganhámos com um produto inovador que lançamos este ano – o webercol flex lev, um adesivo multiuso para colagem de cerâmica, pedra e mosaico hidráulico, em interior e exterior, que tem mais de 30% de material reciclado. Adicionalmente, possui a característica do duplo rendimento, com metade do peso para o mesmo rendimento. Ou seja, um saco tradicional de 25 kg de argamassa pode ser substituído por 12,5 kg de webercol flex lev. Por consequência, conseguimos garantir metade do custo de transporte e uma redução enorme de emissões de CO2. Em resumo, um produto multiusos com maior abrangência de utilizações, a pensar no planeta e com muitas vantagens para todos os utilizadores.
Na segunda categoria, o webertherm pro reforça a importância de um dos pilares para a Saint-Gobain – a eficiência energética e o conforto térmico dos edifícios. O webertherm pro é um aliado das soluções de isolamento térmico em fachada, é uma argamassa para colagem e revestimento de placas isolantes em sistemas de isolamento térmico pelo exterior webertherm (ETICS), adequado para obra nova ou para a renovação de edifícios. Caracterizado por elevada aderência aos vários suportes, impermeabilidade à água e apto para vários tipos de placas isolantes, é versátil e reconhecido nas mais variadas necessidades de isolamento térmico em fachada.

PME Mag. – Qual a relação da empresa com a sustentabilidade e o meio ambiente?

J.M. – Em setembro de 2019, a Saint-Gobain anunciou o seu compromisso de alcançar emissões zero em carbono até 2050, um objetivo alinhado com a tarefa de limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Este compromisso requer um ambicioso plano de ação que influencie a forma como fazemos negócios, as matérias primas que utilizamos, nos nossos processos produtivos, na forma como reutilizamos materiais para minimizar o desperdício. Ou seja, de uma forma geral, cada uma das nossas ações visa contribuir positivamente para o futuro do nosso planeta. Atualmente, estamos já a trabalhar ativamente em três pilares fundamentais, com um plano de ação com impacto visível já em 2025. Em primeiro lugar, a eficiência energética dos edifícios, tanto em obra nova, como em reabilitação, de forma a assegurarmos o objetivo de descarbonização em 2050 – para isto, estamos focados em desenvolver soluções de isolamento térmico para edifícios. Depois, a economia circular, utilizando materiais e soluções que possam ser recicladas e que ajudem a minimizar o impacto ambiental. Como exemplo, o mais recente produto que lançámos – o adesivo multiuso webercol flex lev, acima referido, que utiliza mais de 30% de materiais reciclados na sua composição. E, por último, a saúde e conforto nos edifícios. Na Saint-Gobain acreditamos que para nos sentirmos bem num edifício é necessário ter a quantidade perfeita de luz, o nível adequado de som e a temperatura ideal. Trata-se de design, estética e tecnologia, qualidade e segurança, eficiência e sustentabilidade – um lugar que se adapte a cada um de nós. Os edifícios têm o potencial não só de proteger as pessoas de todos os aspetos menos positivos do mundo exterior, como o ruído, o clima e a poluição, mas também de fazer com que cada um de nós se sinta mais feliz e nos permita viver, trabalhar e brincar em ambientes mais saudáveis.

Atualmente, estamos já a trabalhar ativamente em três pilares fundamentais, com um plano de ação com impacto visível já em 2025.

PME Mag. – Prevê contratar mais funcionários em 2021?

J. M. – Neste momento temos uma equipa forte e robusta, na qual acreditamos muito, com competências que nos vão permitir crescer enquanto organização e atingir os nossos objetivos, por isso, não temos previsto um grande número de contratações. No entanto, pertencendo a um grande grupo como a Saint-Gobain e tendo em conta a dinâmica do mercado, os novos desafios estão sempre a surgir.

PME Mag. – 30 anos depois, que objetivos ainda estão por atingir?

J. M.
– 2020 foi o ano em que a Weber celebrou 30 anos em Portugal e também o ano em que nos transformamos em Saint-Gobain Portugal S.A., com a integração das marcas Weber, Placo e ISOVER, nas atividades de argamassas industriais, gesso e isolamento. Com este momento de transformação e crescimento, temos uma nova proposta de valor focada no cliente, tirando partido das sinergias das diferentes atividades do grupo. A aceleração da transformação digital, a produtividade e o foco na área da sustentabilidade são alguns dos pilares fundamentais para consolidar a Saint-Gobain como a referência no mercado da construção.

Com este momento de transformação e crescimento, temos uma nova proposta de valor focada no cliente, tirando partido das sinergias das diferentes atividades do grupo.

PME Mag. – Quanto ao futuro, como imagina a Saint-Gobain daqui a cinco anos?

J. M.
– Vejo a Saint-Gobain como uma empresa de referência no setor da construção, focada na experiência do cliente, mantendo o foco com a inovação, com uma oferta integrada e robusta, que dará resposta aos principais desafios do setor. Uma empresa que contribui para a evolução do setor e para a redução da pegada de carbono do mesmo, fazendo dessa forma com que o mundo se transforme numa casa melhor, validando assim o propósito da Saint-Gobain: Making the world a better home.

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a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

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