A PME Magazine lançou, em parceria com Pedro Caramez, especialista em LinkedIn, a primeira edição do prémio Social CEO. O segundo classificado, Miguel Pina Martins, CEO da Science4You, lembra, em entrevista à nossa revista, que a transparência é chave para ter sucesso nas plataformas digitais.
PME Magazine (PME Mag.) – Ficou surpreendido com a nomeação e por ser o segundo classificado da lista?
Miguel Pina Martins (M. P. M.) – Sim, fiquei muito surpreendido por esta nomeação que agradeço, desde já. Em primeiro lugar porque, para mim, a nomeação já tinha sido um grande achievement, em segundo lugar porque a lista de nomeados é mesmo muito boa.
PME Mag. – Quanto tempo diário dedica à gestão da sua imagem no digital?
M. P. M. – Diria que, em média, dedico uns 15 minutos diários à gestão das redes sociais e consequentemente das minhas plataformas digitais. Tento focar-me no principal da mensagem que pretendo passar e esse exercício faz com que não seja necessário despender de muito mais tempo.
PME Mag. – Qual a plataforma que lhe agrada mais interagir com o público?
M. P. M. – A maioria das plataformas digitais são agora multifuncionais. Ainda assim, foco a minha comunicação essencialmente em duas plataformas: LinkedIn e Instagram. São duas plataformas diferentes que permitem que tenhamos abordagens diferentes, com conteúdo diferenciado, dependendo do tema abordado e público a quem nos estamos a dirigir.
PME Mag. – Que conteúdos privilegia mais em cada plataforma digital?
M. P. M. – Em todas elas creio que a transparência é a chave. No Instagram opto por me focar em passar momentos reais que mostram a minha vida profissional e um pouco do pessoal também. Considero que este equilíbrio entre ambos permite relacionar-me com quem me segue, enquanto fortaleço a marca que represento. Já no LinkedIn, enquanto CEO, aproveito para partilhar temas de interesse, conquistas da marca e experiências focadas com a atividade profissional onde acabo por recolher sugestões e feedback que se transformam em oportunidades de melhoria de negócio.
PME Mag. – Que conselho deixa a outros líderes que queiram ter maior visibilidade sobre o seu trabalho?
M. P. M. – Que arrisquem e se lancem nas plataformas digitais. Seguir outros líderes pode e deve servir de inspiração e motivação para que procurem relacionar-se mais com quem os segue. Esta é também uma excelente forma de criar oportunidades para a nossa marca e acima de tudo recolher feedback que pode ser utilizado para melhorar o nosso negócio.