Vencedores serão conhecidos a 10 de novembro
Terminado o prazo de candidaturas ao Selo da Diversidade, a iniciativa contou com 29 candidaturas de 16 entidades públicas e privadas, dos mais variados setores empresariais.
O Selo da Diversidade é uma iniciativa da Carta Portuguesa para a Diversidade que visa promover a inclusão dentro das organizações. É um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar as entidades empregadoras e demais organizações a implementar e desenvolver políticas e práticas de promoção da diversidade. Surge em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia e com as prioridades da Estratégia Europa 2020.
Cada entidade podia candidatar-se a mais do que uma categoria, pelo que foram 16 organizações a apresentar candidaturas. Houve ainda um interesse relevante da parte do setor empresarial com fins lucrativos nesta iniciativa:
- Grande empresa (> 250 trab./colab) – 14 candidaturas
- Média empresa (entre 50 e 250 trab/colab) – 1 candidatura
- Pequena empresa (< 50 trab./colab.) – 5 candidaturas
- Não-governamental / sem fins lucrativos – 5 candidaturas
- Sector Empresarial do Estado e Empresas Públicas – 1 candidatura
- Serviço Público (administração central e local) – 3 candidaturas
O selo pretende avaliar as práticas em seis categorias, tendo sido a distribuição de candidaturas equilibrada, nomeadamente:
- Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos – 3 candidaturas
- Comunicação da Carta e dos seus princípios – 4 candidaturas
- Condições de trabalho e acessibilidades – 9 candidaturas
- Cultura organizacional – 6 candidaturas
- Desenvolvimento profissional e progressão na carreira – 3 candidaturas
- Recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoa – 4 candidaturas
Para se candidatarem ao Selo, as organizações devem ser signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, o que pode ser feito online. As candidaturas terminaram a 31 de julho, sendo os vencedores conhecidos no próximo dia 10 de novembro.
O Júri do Selo da Diversidade 2017 é composto por Prof. Sara Ramos, Prof. Miguel Vale de Almeida , Dr.ª Julieta Sanches, Dr. Mário Parra da Silva, Prof. Fausto Amaro.