Home / Empresas / Sensei com ronda Seed para criar lojas autónomas
Sensei lojas autónomas ronda seed
Investimento de 5,4 milhões de euros é a maior ronda seed realizada em Portugal (Foto: Pixabay)

Sensei com ronda Seed para criar lojas autónomas

A startup portuguesa Sensei fez o levantamento de 5,4 milhões de euros numa ronda Seed com o objetivo de criar lojas de retalho autónomas, naquela que foi a maior ronda de financiamento em fase Seed em Portugal. O investimento tem como objetivo a aceleração do crescimento da equipa e a expansão global da empresa, sendo liderado pela Seaya Ventures e pela Iberis Capital.

Naquela que foi a maior ronda Seed já efetuada em Portugal, a startup portuguesa Sensei levantou 5,4 milhões de euros com o objetivo de criar lojas de retalho autónomas, permitindo aos consumidores fazerem compras sem scan, pagamentos físicos ou caixas de checkout. Este foi um financiamento liderado pela Seaya Ventures e pela Iberis Capital, com o apoio do Banco Português de Fomento e do atual investidor LeadX Capital.

O objetivo deste investimento passa por uma aposta no desenvolvimento de produtos e implementação das referidas novas lojas autónomas, consolidando a liderança da empresa no mercado europeu. A Sensei pretende ainda duplicar a sua equipa que conta, atualmente, com cerca de 30 pessoas.

A tecnologia que irá permitir a automatização das lojas físicas é complexa, permitindo uma compra mais rápida, conveniente e segura. O processo tecnológico será baseado em câmaras, sensores e algoritmos de Inteligência Artificial, de forma a criar uma experiência melhor para os consumidores, com uma maior digitalização de processos.

Também os retalhistas poderão beneficiar com esta nova tecnologia, uma vez que poderão exercer um maior controlo dos seus inventários em tempo real, gerindo o número de clientes em loja e proporcionar-lhes um melhor atendimento.

Entusiasmado com o crescimento e a confiança dos investidores, Vasco Portugal, CEO e Co-Fundador da Sensei, garante “a ambição de mudar para melhor a forma como fazemos compras, usando este financiamento para expandir a plataforma da Sensei e a experiência de compra suportada por Inteligência Artificial para todos”.

Garantindo a vontade de transformar a forma como se fazem compras em lojas físicas, Aris Xenofontos, diretor da Seaya Ventures, afirma estar satisfeito “por investir num negócio que faz parte da digitalização do comércio, uma tendência que está claramente em aceleração”.

Já Luís Quaresma, sócio da Iberis Capital, vê a Sensei com “uma enorme eficiência e redução de custos para a indústria do retalho”, e reitera as suas expetativas “por apoiar a excelente equipa da Sensei e por contribuir para a aceleração do impressionante impulso que já alcançaram em tão pouco tempo”.

Recorde-se que a Sensei já trabalha com retalho alimentar, lojas de conveniência, “grab-and-go”, estações de serviço e outros formatos de retalho, exercendo a sua atividade, cada vez em maior expansão, em mercados europeus como Reino Unido, França, Espanha, Alemanha e Portugal.