Por: Diana Mendonça
O indicador do sentimento económico no mês de maio subiu 0,1 pontos na zona euro e desceu 0,5 na União Europeia (UE), face aos valores de abril, segundo os dados divulgados pela Comissão Europeia.
Os dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros do executivo comunitário revelam que o indicador do sentimento económico fixou-se nos 105 pontos na zona euro e diminui para os 104,1 pontos na UE.
O indicador das expetativas de emprego subiu tanto na zona euro (0,3 pontos) como na UE (0,5 pontos) e os países onde o sentimento económico acelerou mais significativamente foram Espanha (4,1 pontos), França (1,5 pontos), Itália (0,8 pontos) e Alemanha (0,2 pontos).
Já o indicador do sentimento económico recuou nos Países Baixos (-1,2 pontos) e na Polónia (-0,8 pontos). A Comissão Europeia revela que a diminuição do indicador do sentimento económico está associada à menor confiança dos empresários do setor da indústria e à quebra da confiança dos consumidores.
O setor dos serviços, comércio de retalho e de construção foram os que mais contribuíram para a positividade do indicador, pois a confiança dos empresários tem-se mantido estável.