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Ana Cristina Rosa, autora do livro "Empreender sem desculpas" (Foto: Divulgação)

“Ser empreendedor é inovar diariamente, é arriscar sem ter certezas” – Ana Cristina Rosa

Por: João Monteiro

“Empreender sem desculpas” é o primeiro livro da empreendedora portuguesa Ana Cristina Rosa, lançado sábado passado, 9 de abril, na livraria Ler Devagar, em Lisboa, um guia para todos os que querem entrar no mundo do empreendedorismo. A obra é o culminar de mais de dez anos de experiência da autora, que mostra os diferentes perfis existentes a ter em conta para empreender e ter sucesso neste ramo. Em entrevista à PME Magazine, Ana Cristina Rosas falou um pouco mais sobre a sua história.

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a inspiração para escrever este livro?

Ana Cristina Rosa (A. C. R.) – Empreender é uma jornada desafiante. As mil ideias que temos diariamente, as horas intermináveis que trabalhamos, os poucos resultados financeiros que alcançamos numa fase inicial, a incompreensão de quem nos rodeia. Tudo isto, descobri mais tarde, são desafios comuns a quem arrisca sair da zona de conforto e transformar uma paixão num negócio próprio. O que mais desejei quando iniciei era ter alguém a dizer-me que tudo aquilo era normal e que fazia parte da jornada empreendedora.  Este livro surgiu com a missão de mostrar a todos os que têm a coragem de transformar sonhos em realidade com a criação de um negócio, que não estão sozinhos.  

 

PME Mag. – O que é que define a Ana Cristina Rosa enquanto empreendedora?

A. C. R – Sempre fui empreendedora ainda muito antes de criar um negócio próprio. Desde criança, tinha o sonho sempre presente de querer deixar uma marca no mundo, e  depois a vontade incessante de experimentar coisas novas e inovar em tudo o que fazia. Mais tarde, a capacidade de arriscar, ainda que cheia de medo, muitas vezes. E hoje, o sentido de missão de inspirar através do meu exemplo. Tudo isto são, sem dúvida, características que tenho e que fui desenvolvendo que me ajudaram a tornar na empreendedora que sou hoje.

 

PME Mag. – Como é que as suas vivências a ajudaram a tornar-se na empresária que é hoje?

A. C. R – Ao longo da minha vida sempre busquei mentores que me inspirassem pelo seu exemplo e congruência, observava com atenção e escolhia sempre aprender com aqueles que aplicavam na sua vida e negócio aquilo que ensinavam. Hoje sou, também eu, essa empreendedora. As minhas vivências fazem de mim, atualmente, uma empresária que aplica a cem por cento no seu dia a dia tudo aquilo que ensina, e isso reflete-se nos excelentes resultados dos meus clientes e alunos.

 

PME Mag. – O que é que o leitor que queira começar o seu negócio pode retirar deste livro?

A. C. R – Em primeiro lugar, a inspiração de que é possível começar do zero e construir um negócio de sucesso alinhado com o que o apaixona. Acredito que nos conectamos através de histórias, e a minha, contada neste livro, tem como propósito mostrar que é, sim, possível fazer acontecer, mesmo quando tudo nos parece querer provar o contrário. Em segundo lugar a tomada de consciência de determinados comportamentos, muito frequentes em quem começa a empreender. O livro mostra os diferentes perfis de empreendedores que devem ser tidos em conta para empreender em detrimento daqueles que devem ser evitados. Qualquer empreendedor vai reconhecer-se nestes comportamentos, em algum momento da sua jornada. Por exemplo, quando iniciamos, despertamos o empreendedor solitário, aquele que parece falar uma “língua” que ninguém à sua volta entende. Depois, o empreendedor ao sabor do vento, aquele que todos os dias tem uma nova ideia fantástica, mas não consegue implementar nem metade. Ou o empreendedor apaga fogos que decide fazer tudo sozinho e não sabe delegar. E o tão reconhecido empreendedor pobre, que chega ao final do mês sempre com saldo negativo na conta. Estes são apenas alguns dos dez descritos no livro. Para cada um desses dez perfis é apresentada uma solução de comportamento de sucesso. Por exemplo, o empreendedor influente que vem tirar o lugar ao empreendedor solitário, ao começar a trazer para junto de si as pessoas certas. Ou o empreendedor líder que começa a criar uma equipa poderosa que o ajuda a crescer, não esquecendo o empreendedor rico que começa finalmente a ver os frutos de todo o seu trabalho. Ao reconhecer-se nestes perfis, o leitor vai poder escolher conscientemente quais os comportamentos de sucesso que deve adotar para alcançar resultados. E em terceiro lugar, este livro é um convite a despertar o empreendedor que quer transformar sonhos em realidade, sem desculpas para fazer acontecer.

 

PME Mag. – Tem conselhos para jovens empreendedores que estejam agora a começar neste mundo?

A. C. R – Existem muitos mais, mas vou deixar o que considero serem os quatro passos essenciais para quem está a começar a empreender. O primeiro passo é, sem dúvida, apostar numa área que o apaixone verdadeiramente. É aqui que irá buscar a motivação para agir, persistir e não desistir nos momentos mais desafiantes. Segundo passo, procurar rodear-se de outros empreendedores, juntar-se a comunidades, grupos de networking onde possa partilhar experiências e trocar ideias. Terceiro passo, apostar em aprender sempre mais, procurar mentores de excelência em Portugal e no estrangeiro, inspirar-se nessas pessoas e absorver tudo o que têm para ensinar. Quarto passo, ousar, inovar, experimentar, e estar preparado para fracassar quantas vezes forem necessárias retirando todas as aprendizagens possíveis disso e melhorando continuamente.

 

 

PME Mag. – Idealmente, qual o perfil do empreendedor, e do que é que os empreendedores devem fugir?

A. C. R – Ser empreendedor é inovar diariamente, é arriscar, sem ter certezas. Por isso, estagnação, zona de conforto, rotina, não devem, nem podem fazer parte do dia a dia de um empreendedor que quer alcançar resultados.