Quinta-feira, Novembro 28, 2024
InícioEmpresasSetor alimentar atinge mais de 7 mil milhões de euros em exportações

Setor alimentar atinge mais de 7 mil milhões de euros em exportações

Por: João Carreira

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o setor alcançou os 7 mil milhões de euros de exportações em 2022, atingindo um crescimento de 20,8% quando comparado com o ano transato.

Produtos tradicionais portugueses como o azeite, vinho, conservas de peixe, leite e derivados foram os principais responsáveis por este aumento, sendo que o mercado espanhol foi quem mais contribuiu, nomeadamente com 2.472 milhões de euros das exportações portuguesas de produtos alimentares e bebidas.

Angola foi o país onde as exportações mais cresceram, num total de 34,6%, comparativamente a 2021, já no Reino Unido as exportações crescerem 3,3%, num total de 353,34 milhões de euros. Ainda de acordo com os dados do INE, as vendas para os Estados Unidos da América cresceram 10,5%, enquanto que para o Brasil o aumento foi de 17,1%.

Apesar do setor ter ultrapassado as previsões que apontavam para exportações na ordem dos 7 mil milhões de euros, Jorge Henriques, presidente da FIPA, mostra-se, no entanto, cauteloso quanto ao futuro do setor, que tem como meta ultrapassar os 10 mil milhões de euros em vendas para o exterior dentro de três anos: “Ultrapassar as previsões deixa-nos muito satisfeitos e no bom caminho para alcançar os nossos objetivos. Vivemos numa conjuntura desafiante e onde diariamente as empresas fazem um grande esforço para alcançar a sua ambição. Falta agora uma maior participação das entidades oficiais para se cumprir o desígnio nacional de ir mais além e melhorar a componente da promoção externa e da internacionalização.”

“Esperamos instrumentos que atendam às preocupações do setor, como um maior rigor na alocação de fundos para a promoção externa e uma avaliação do impacto na sua aplicação, além de maior empenho no eliminar de barreiras alfandegárias em várias latitudes”, finaliza.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category