Home / MERCADO / Economia / Setor da Agricultura recebe pacote de apoios de 300 milhões
pacote de apoios
O primeiro apoio a ser lançado será para a transformação e para o comércio de produtos agrícolas (Foto: Pexels)

Setor da Agricultura recebe pacote de apoios de 300 milhões

O Ministério da Agricultura anuncia, esta segunda-feira, um pacote de apoios de 300 milhões de euros. O Governo crê que a nova medida gerará o dobro desse valor em investimento no setor. O primeiro apoio a ser lançado será para a transformação e para o comércio de produtos agrícolas, estendendo-se ao vinho e ao azeite que, antes, não estavam incluídos.

“Achamos que vão fazer a diferença porque estamos em período de recuperação pós-pandemia e, portanto, vão alavancar aquilo que é necessário para os agricultores durante os próximos seis meses prepararem os seus investimentos”, referiu Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, citada pela Antena 1.

A governante garante um apoio de 30 milhões de euros aos custos de produção agrícola, que sofreram um aumento do preço dos combustíveis e da energia, que o fez subir exponencialmente. No Parlamento, resta ainda aprovar a regulamentação deste apoio, mas tal deverá acontecer até ao final do ano, segundo a ministra. Os apoios específicos para o setor do leite, que atravessa um período difícil, também tiveram destaque.

Maria do Céu Antunes garante que as verbas chegarão a todos os agricultores que se candidatem, para além da dotação que existe de 10 milhões de euros, para pequenos investimentos nas explorações agrícolas, como por exemplo, para a aquisição de painéis fotovoltaicos. Além disso, existe ainda um milhão de euros para o fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal e 15 milhões para pequenos investimentos em territórios vulneráveis nas explorações agrícolas.

No que concerne ao plano de desenvolvimento rural 2020, perto de 365 mil candidaturas foram aprovadas, que envolvem uma despesa pública de 5,2 milhões de euros até ao final do mês de setembro. Já foram pagos 3,4 milhões de euros em incentivos.