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84% dos colaboradores do setor dos eventos em Portugal concorda com a obrigatoriedade da realização dos testes (Foto: Unsplash)

Setor dos eventos cresce 138% desde abril

Em Portugal, o setor dos eventos está a demonstrar sinais de recuperação. De acordo com os dados recolhidos pela Fixando, o setor cresceu 138% desde abril e até ao final do mês de maio.

Segundo os dados anunciados pela Fixando, a plataforma web e mobile que ajuda os utilizadores no processo de contratação, anunciou hoje que, desde abril e até ao final de maio, o setor dos eventos em Portugal já recuperou cerca de 138%, o que mostra sinais de recuperação. Os dados resultam de um estudo levado a cabo pela plataforma a cerca de 4600 profissionais do setor e 7000 clientes. O estudo aconteceu entre os dias 17 a 23 de junho e recaiu sobre a obrigatoriedade de testes covid-19 à entrada.

A Fixando anunciou que cerca de 84% dos colaboradores do setor dos eventos em Portugal concorda com a obrigatoriedade da realização dos testes, porém 73% explica que os custos associados devem recair sobre o Governo. Alguns profissionais chegam mesmo a dizer que “sendo uma exigência do Governo, as empresas não podem ser responsabilizadas pela falta de cumprimento do participante”.

Os dados recolhidos pela plataforma nacional demonstram que 45% dos profissionais foram obrigados a recorrer a ajuda financeira como consequência direta da pandemia. “Caso a conjuntura se mantenha e as regras não sejam aliviadas, 50% dos negócios não sobreviverá mais de seis meses”, como se lê numa resposta.

Atravessando um período delicado, os clientes compreendem e aceitam a obrigatoriedade dos testes covid-19. “Deve ser um requisito obrigatório para o bem da saúde pública, porque o dever é de todos e só em conjunto conseguiremos resolver esta situação”, pode ler-se.

Consequentemente, 72% dos clientes inquiridos concordam com esta obrigatoriedade, sendo que apenas 69% acredita que esta medida terá um impacto positivo nas empresas do setor.

Quando inquiridos sobre o suporte dos testes, 61% dos clientes afirmam que devem ser imputados ao Governo e 17% diz que devem ser eles próprios a suportar estes custos.

Olhando para as conclusões retiradas, segundo a nota da Fixando, uma das que mais se destaca é aquela relativa à segurança: “Apenas 38% sentem-se seguros neste momento em participar em eventos familiares, 33% em eventos culturais e 78% afirma que a última vez que participou num evento foi antes da pandemia.”