Por: Filipa Ribeiro
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Serviço Público do Emprego Nacional (IEFP), relativos ao mês de março, o emprego registou um ligeiro aumento (0,04%), em cerca de 1.800 pessoas face ao mês anterior. O crescimento foi desacelerado, mas revela uma tendência positiva.
Já o desemprego apresentou uma ligeira diminuição, em 1.300 pessoas face ao mês de fevereiro, um decréscimo que se verificou apenas no sexo feminino e nos adultos maiores de 25 anos.
E de acordo com os dados registados no IEFP, do total de desempregados no mês de março, 72,8% provém do setor dos serviços – 44,2% tinham atividades imobiliárias, administrativas e de serviços de apoio, 14,2% atuavam na área do comércio por grosso e a retalho e 13,6% no alojamento, restauração e similares.
As estatísticas apresentadas pelo INE concluem que quase cinco milhões de pessoas estão empregadas e que a população ativa registou um aumento de 500 pessoas. Em situação de desemprego em Portugal, encontram-se cerca de 362.500 pessoas.