Home / Empresas / Sindicatos chegam a acordo com a ANA e cancelam greve nos aeroportos
greve nos aeroportos
Sindicatos desconvocaram greve após entendimento com a ANA/Vinci (Foto: Divulgação)

Sindicatos chegam a acordo com a ANA e cancelam greve nos aeroportos

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e o Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC) chegaram a acordo com a ANA/Vinci, que gere os aeroportos nacionais, e desconvocaram a greve que estava prevista para 20 e 21 de agosto.

Em comunicado, o SINTAC informou que “após várias horas de negociações” entre terça e quarta-feira “foi possível encontrar uma posição de consenso entre as partes”.

“Do acordo resultou uma clara abertura para fazer face à escassez de RH [recursos humanos] nas áreas operacionais, um aumento salarial intercalar e a negociação de um AE (acordo de empresa), os dois últimos a concretizar através de mediação da DGERT”, refere o comunicado.

A empresa e os sindicatos vão iniciar, a partir de 14 de setembro, reuniões para fazer um levantamento dos trabalhadores necessários e iniciar o processo de recrutamento.

Entretanto, o SINTAC anunciou, terça-feira, um pré-aviso de greve que abrange os trabalhadores da Portway, detida pela ANA, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, entre 26 e 28 de agosto, devido à política da empresa de “confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações”.