Por: Redação
A Sociedade Ponto Verde (SPV) apresentou a sua mais recente iniciativa sustentável – ecobags feitos de plástico marinho Seaqual – para ajudar na reciclagem de embalagens.
Os ecobags são feitos a partir da reciclagem de cordas de pesca em fim de vida, recolhidas antes de irem parar ao oceano.
Este projeto é fruto de uma parceria com a Impact World, empresa dedicada à transformação do plástico marinho em produtos sustentáveis, reforçando a consciencialização sobre a poluição marinha e a importância da reciclagem de embalagens.
O Relatório do Estado do Ambiente 2024, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), afirma que, entre 2018 e 2020, 95% dos plásticos presentes nos oceanos são polímeros artificiais (como os plásticos presentes em diversas embalagens) – destes, 44% são plásticos de utilização única.
Além disso, Portugal enfrenta desafios para alcançar as novas metas europeias da reciclagem, que indicam que, em 2025, o país esteja obrigado a reciclar pelo menos 65% de todas as embalagens colocadas no mercado.
É exatamente para contrariar esta tendência, e para reforçar a importância de todos reciclarem as suas embalagens de forma correta, que a SPV e a Impact World uniram esforços para produzir esta nova coleção de sacos.
Esta novidade está, neste momento, disponível em iniciativas e eventos organizados pela Sociedade Ponto Verde. No futuro, será possível adquirir os ecobags na loja do Jardim Zoológico de Lisboa.