Home / Empresas / Ambiente / Soluções pouco convencionais na base do sucesso 
Filipa Menezes, CEO da Blasting e engenheira Mecânica | Foto: Blasting

Soluções pouco convencionais na base do sucesso 

Por: Mariana Barros Cardoso

Com uma visão de ser uma empresa de referência no setor da eficiência energética e na formação informal de crianças e jovens em áreas de conhecimento futuro, a Blasting, fundada por Filipa Menezes, tem como objetivo alcançar os melhores resultados a nível energético e económico. A PME Magazine, falou com a CEO da empresa, que é também engenheira mecânica especializada em energia e que procura promover na primeira pessoa a temática do desenvolvimento sustentável. 

PME Magazine – Como surgiu a Blasting?  
Filipa Menezes – A Blasting nasceu em 2011 com a necessidade de dar resposta ao aumento crescente dos preços das energéticas. A Blasting surgiu de uma necessidade identificada e em franco crescimento: a eficiência energética. Os aumentos do preço da energia, aliados a uma crise mundial contribuíram para o aparecimento de uma necessidade de aumento de eficiência e autonomia face aos operadores energéticos.   

PME Magazine – Qual é o público-alvo da Blasting? 
Filipa Menezes – O nosso público-alvo são tanto particulares quanto empresas com necessidade de redução de consumo energético e preocupação com soluções de alta eficiência energética. 

PME Mag – Quais são os pilares fundamentais da Blasting?  
F. M. – Para a Blasting existe um pilar fundamental: Tornar o mundo melhor do que o encontrámos.  No entanto, a Blasting tem como base os princípios da melhoria contínua e da aprendizagem constante, passando por integridade, espírito de equipa e responsabilidade social e ambiental.  

PME Mag – Quais são os passos até se tornarem numa empresa de referência no setor da eficiência energética?  
F. M. – Muito empenho e constante formação da equipa e relação próxima com o cliente.   

PME Mag – Em que é que consiste a academia? É também uma fonte de criatividade?  
F. M. – A academia surge como um passo natural ao longo dos anos de funcionamento da Blasting e foi-se acumulando muito conhecimento e muitas boas práticas no aumento da eficiência energética. A academia surgiu com o objetivo de disseminar o conhecimento às gerações mais novas, mas não só. É nossa obrigação ensinar o que a experiência nos ensinou e promover a eficiência energética de um modo preventivo. 

PME Mag – O que é que distingue a Blasting?  
F. M. – Fazer parte da rede Ciência Empresa, ter sido distinguida e escolhida para integrar o Centro de Inovação da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa - Tec Labs. Utilizar o método científico na elaboração das propostas e análise de resultados e lidar com tecnologia emergente.   

PME Mag –A criatividade é fundamental para o sucesso de uma empresa, independentemente da área de atuação?  
F.M. – A criatividade na sua essência mais pura é o que vai distinguir uma empresa. O sucesso só pode ser alcançado através de soluções pouco convencionais e atitudes mais criativas e positivas.