O fornecedor global de software fiscal, Sovos, acaba de adquirir as empresas PetaPilot e a Saphety sediadas em Portugal. Esta aquisição vai permitir que a Sovos reforce os seus recursos globais de faturação eletrónica SAF-T, as suas transações empresas – administração pública e ainda criar uma solução de conformidade completa para Portugal.
A Sovos anunciou ontem a aquisição das empresas PetaPilot, que fornece soluções de contabilidade eletrónica a autoridades tributárias e empresas, e a Saphety, que presta serviços no âmbito de faturação eletrónica a administrações públicas e empresas. Estas aquisições vão permitir que o fornecedor global de software fiscal ajude os seus clientes no que concerne às exigências de transformação digital de impostos e aquisições públicas.
De acordo com o comunicado, estas empresas vêm contribuir para criar “uma solução completa de conformidade IVA, ficheiro SAF-T (Standard Audit File for Tax) e transações empresas – administração pública para clientes que operam em Portugal, ao mesmo tempo que adiciona conectividade de faturação eletrónica”.
Sobre a aquisição da PetaPilot, esta vem contribuir para o aumento significativo dos recursos da plataforma de Relatórios Periódicos Avançados na cloud, “melhorando o suporte para requisitos globais de Ficheiros SAF-T, que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) concebeu para dar às autoridades tributárias uma visibilidade digital frequente dos sistemas de contabilidade empresarial”.
Setve Sprague, diretor geral de imposto de valor acrescentado global da Sovos, acredita que “globalmente, há um interesse renovado na norma SAF-T como um companheiro para controlos contínuos de transação (CTCs – Continuous Transaction Controls)”.
O diretor geral explica que “à medida que as autoridades tributárias de Portugal à Polónia, da Roménia a Angola aceleram os seus esforços nesta área das auditorias eletrónicas, a Sovos está posicionada de forma única para fornecer conformidade abrangente e inteligente para os requisitos de ficheiros SAF-T e outros requisitos de contabilidade eletrónica”.
Já Valter Pinho, diretor geral da Sovos, SAF-T e ex-CEO da PetaPilot, afirma que “a PetaPilot criou uma experiência profunda em conformidade com a norma SAF-T desde 2008”, o que levou a tornar Portugal “o primeiro país a adotar o padrão”. Neste momento, ao integrar “os produtos PetaPilot no Relatório Periódico Avançados da Sovos”, a empresa “poderá acrescentar valor ao fornecer uma plataforma de dados fiscais e dados que simulam os controlos da administração pública”.
É esperado que os requisitos de CTC entrem em vigor em 2023 na França, Polónia e Hungria, “e que os governos em todo o mundo tirem cada vez mais partido de estruturas de facilitação com o Pan-European Procurement Online (PEPPOL) como a espinha dorsal para a implementação do CTC”.
É nesse sentido que a Saphety vai apoiar a Sovos a “melhorar as suas soluções de conformidade de faturação eletrónica com recursos de entrega de fatura eletrónica conformes e contínuos”.
Rui Fontura, vice-presidente da Sovos e ex-CEO da Saphety, sublinha que “à medida que a Saphety for integrada na Sovos, estaremos em posição de oferecer aos nossos clientes e parceiros uma vasta gama de funcionalidades de conformidade para o envio de faturação eletrónica para plataformas de aquisição sem ter de estar a controlar continuamente nem ter de ajustar aos diversos regulamentos locais e estruturas padrão”.
Também o vice-presidente para o desenvolvimento empresarial da Sovos, John Gledhill, sublinhou que com esta aquisição, “a Sovos fortalece as suas soluções no mercado crescente de conformidade SAF-T, melhorando a sua capacidade de atender às regulamentações convergentes da faturação eletrónica”.