Home / Empresas / Starter Business Acceleration 2021: já são conhecidos os finalistas
Starter Business Acceleration 2021 startup ideias energia EDP
De acordo com o estudo, 42% dos funcionários disseram que vão procurar outra oportunidade se o teletrabalho for totalmente removido do seu atual empregador (Foto: Unsplash)

Starter Business Acceleration 2021: já são conhecidos os finalistas

Já estão escolhidas as dez startups que vão integrar o módulo global do programa Starter Business Acceleration 2021. Nesta nova fase, as startups irão apresentar as suas soluções às unidades de negócio da EDP.

De acordo com o comunicado da EDP, já estão escolhidas as dez startups que vão avançar para o módulo global da iniciativa Starter Business Acceleration 2021. Durante a nova etapa, as startups participantes irão “apresentar as suas soluções para o setor da energia e desenvolver os seus pilotos juntamente com as diferentes unidades de negócio da EDP”, que compreende a EDP Espanha, EDP Brasil e EDP Renováveis.

Esta edição do programa está a decorrer em formato totalmente digital e terminará com a grande final prevista para novembro, onde será anunciado o vencedor que receberá um prémio monetário no valor de 50 mil euros.

O Starter Business Acceleration, desenvolvido no âmbito do projeto Open Innovation da EDP e gerido pela consultora de inovação, Beta-i, procura projetos em sete categorias distintas como soluções para clientes, inovação digital, armazenamento de energia, energias limpas, redes inteligentes, acesso à energia e processos internos inovadores.

Neste sentido, destacaram-se dez projetos oriundos de vários países como é o caso da Annea.ai, uma startup alemã, as espanholas Full&Fast, Hovering Solutions e Iomob, a LESS Industries, da Polónia, a Litro de Luz Brasil, NeuralMind e SolarZ Technology, são as startups brasileiras, a representar os Estados Unidos da América encontra-se a Terra Pave Internacional, e, por fim, da Eslovénia, a TROIA d.o.o..

Na edição de 2020 não foi apenas o vencedor que saiu a ganhar. A EDP tem 15 projetos-piloto confirmados com as startups que integraram a edição do ano passado e outros 18 projetos a serem avaliados. Adicionalmente, tem “dois investimentos concluídos por parte da EDP Ventures, que trouxeram novas soluções inovadoras para as várias áreas de negócio da empresa, em diferentes geografias”.

Recorde que a vencedora da última edição foi a norte-americana Yotta Energy, que apresentou “uma solução escalável e descentralizada de armazenamento de energia solar”.