Home / Empresas / Startup KIT-AR vence Programa Acelerador 5G
KIT-AR Manuel Oliveira Luís Martins
Manuel Oliveira, CEO da KIT-AR, e Luís Martins, Chief Marketing Officer da KIT-AR (Foto: Divulgação)

Startup KIT-AR vence Programa Acelerador 5G

A startup KIT-AR foi a vencedora da fase final do Programa de Inovação Colaborativa, Programa Acelerador 5G, desenvolvido pela NOS e a Amazon Web Services (AWS), em parceria com a Startup Lisboa. A vencedora levou o prémio monetário no valor de 7500 euros, 100 mil euros em créditos AWS, 10 mil euros em suporte técnico e ainda acesso direto a incubação na Startup Lisboa.

A KIT-AR é a startup vencedora do Programa Acelerador 5G, desenvolvido pela NOS a AWS, em conjunto com a Startup Lisboa. A startup, que foi reconhecida graças à sua solução “que utiliza tecnologias emergentes, como realidade aumentada e inteligência artificial, para reduzir a probabilidade de erro e potenciar a melhoria contínua nos processos industriais como um todo”, já se encontra no mercado.

A fase final do programa, Demo Day, decorreu ontem e todas as startups presentes na competição apresentaram as suas soluções a potenciais investidores e parceiros empresariais, assim como a um júri constituído por Jorge Graça e Pedro Abrantes da NOS, João Tedim e Marta Sousa Monteiro, da AWS, representantes da Startup Lisboa, e ainda por Carolina Marçalo, a mentora do Programa.

O júri considerou a KIT-AR como um dos projetos mais promissores e inovadores, “demarcando-se como a que melhor conseguiu aplicar as potencialidades da tecnologia 5G”, como se lê em comunicado. “Graças à quinta geração da rede móvel é possível à KIT-AR recolher insights mais completos de todos os processos que decorrem numa unidade industrial, essenciais para a melhoria contínua das empresas deste setor”.

Para o CEO da KIT-AR, Manuel Oliveira, participar neste programa “precipitou o processo de integração de cenários 5G no desenvolvimento do produto da startup e a oportunidade de realizar testes reais com a rede 5G da NOS, que foram essenciais para validarmos a oportunidade e identificarmos os desafios tecnológicos associados à sua implementação”.

Quando questionado sobre os próximos passos da empresa, Manuel Oliveira destaca que ganhou “a confiança de diversos investidores nacionais e internacionais e o interesse firme de investidores para criar novos canais comerciais e desenvolver as oportunidades que o Acelerador 5G e este reconhecimento criaram”.

A vencedora leva para casa um prémio monetário no valor de 7500 euros, acesso direto a incubação na Startup Lisboa, 100 mil euros em créditos AWS e ainda 10 mil euros em suporte técnico. De destacar que o programa “permitiu ainda identificar potenciais oportunidades de investimento para o Fundo NOS 5G”.

Durante a fase final, foi atribuída uma menção honrosa à startup GOCLEVER, que arrecadou um prémio de 2500 euros, “pelo desenvolvimento de uma solução de medição de volumes em tempo real para reduzir os tempos de espera dos navios e aumentar a eficiência no planeamento de recursos em portos”.