Home / Empresas / Startups / Startup portuguesa Heaboo cria chuveiro inteligente

Startup portuguesa Heaboo cria chuveiro inteligente

A startup portuguesa Heaboo – especializada no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para a melhoria da eficiência hídrica e energética – acaba de lançar no mercado o primeiro chuveiro do mundo, com água quente desde o primeiro segundo, sem gastos de energia.

Graças a uma bateria térmica baseada numa tecnologia 100 por cento portuguesa, Hoterway elimina o tempo de espera das soluções convencionais, permitindo poupar, em média, mais de 1000 litros de água por ano em cada casa.

Em média, o tempo de espera até a água do banho aquecer é de um minuto e meio. Esta espera equivale a um desperdício de nove litros de água e de energia – correspondente a uma televisão ligada durante quatro horas – de cada vez que um indivíduo toma banho.

Foi neste contexto que Rui Teixeira, CEO e fundador da Heaboo, começou, em 2015, na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, a desenhar o conceito. Rui Paulo, Eduardo Noronha e Rafael Rodrigues integram também a equipa que está a desenvolver o projeto.

O chuveiro Hoterway já está disponível para pré-venda (com preços especiais de lançamento) no contexto de uma campanha internacional de crowdfunding, na plataforma Kickstarter, cujo objetivo é reunir, até 18 de dezembro, 20 mil euros de investimento.

O processo de produção tem o início marcado para março e as primeiras unidades serão entregues e estarão disponíveis no mercado, a partir de maio de 2017.

Compatível com todo o tipo de estruturas de banho e com um design minimalista, o chuveiro Hoterway é de fácil instalação e não precisa de estar ligado à eletricidade.

Trata-se de uma solução sustentável que elimina desperdícios de água, energia e tempo. Através de uma bateria térmica local, o equipamento armazena energia durante o banho, que é usada para aquecer a água, no início do banho seguinte, num período que é, normalmente, de espera e desperdicio.