Home / Empresas / Ambiente / Super Bock Group investe 30 milhões em Pedras Salgadas
água das Pedras Super Bock Group Pedras Salgadas Spa &Nature Park
A cerimónia dos 150 anos da Água das Pedras contou com a presença do CEO do grupo, Rui Lopes Ferreira, o Ministro Pedro Siza Vieira, o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, e o presidente do Conselho de Administração do grupo, Manuel Violas (Foto: Divulgação)

Super Bock Group investe 30 milhões em Pedras Salgadas

O Super Bock Group vai investir 30 milhões de euros na modernização do Centro de Produção de Pedras Salgadas. Adicionalmente, o grupo vai contribuir para a expansão do Pedras Salgadas Spa & Nature Park.

O Super Bock Group acaba de anunciar que vai investir cerca de 30 milhões de euros para a modernização do Centro de Produção de Pedras Salgadas, e contribuir para a expansão do Pedras Salgadas Spa & Nature Park. Com este investimento, o grupo soma mais de 100 milhões de euros já aplicados na região de Trás-os-Montes, “desde que adquiriu a VMPS (Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas), em 2002”.

O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Rui Lopes Ferreira, durante as comemorações dos 150 anos da Água das Pedras. Na cerimónia marcaram, também, presença o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, e o presidente do Conselho de Administração do Super Bock Group, Manuel Violas.

Segundo o comunicado, o investimento principal vai ser destinado ao Centro de Produção. Assim, até 2026, o Grupo vai investir de forma faseada 27,5 milhões de euros para melhorar as condições de produtividade e eficiência, sobretudo no que concerne aos consumos de água e energia, “bem como a utilização de energias mais verdes”.

A unidade fabril ficará, então, “preparada, do ponto de vista de capacidade instalada (dos atuais 50 para os 70 milhões de litros) e de flexibilidade, para responder às necessidades futuras na operação de Pedras”.

Consequentemente, este projeto irá gerar 30 postos de trabalho diretos. No entanto, “em valores absolutos, a empresa é responsável, na região, por assegurar 211 postos de trabalho diretos”.

Quanto à expansão e requalificação do Pedras Salgadas Spa & Nature Park, a empresa vai investir, até 2030, 2,5 milhões de euros. No interior do parque vão ser recuperados imóveis “para criar novos alojamentos em linha com o conceito existente”, que ficarão à responsabilidade do arquiteto Luís Rebelo Andrade.

Recorde que o Pedras Salgadas foi inaugurado em 2012, e é um Projeto de Interesse Nacional (PIN).

Nos terrenos contíguos, o Super Bock Group vai, ainda, iniciar um projeto de reflorestação, que conta com o apoio da ANP|WWF para expandir espaço arbóreo para 26,3 hectares, contribuindo para “o aumento da capacidade de retenção de água, e com potencial para sequestrar anualmente entre 25 e 69 tonCOE/ano”, e “será ainda criada uma charca para benefício da biodiversidade local, em especial os insetos e os répteis, e as novas estruturas arbóreas em seu redor vão servir de refúgio para as diversas aves que povoam a região”.