O estudo global Consumer Life, realizado pela GfK, uma fonte de informação sobre mercados e consumidores, concluiu que as preocupações ambientais são um dos critérios que mais influenciam na compra de bens de consumo tecnológico, onde os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos amigos do ambiente.
Os dados do relatório revelam que a alteração dos rótulos energéticos dos eletrodomésticos, lançada pela União Europeia (UE) em março de 2021, teve implicações diretas nas vendas. Em um ano, a venda de modelos de classe A aumentou significativamente e a quota ultrapassou os 60% em alguns países e categorias, tendo os preços mudado consideravelmente.
Os novos rótulos da UE conseguiram diferenciar de forma mais eficaz o consumo da energia dos produtos e tornar a eficiência energética novamente um fator determinante na hora de comprar.
O estudo da GfK revela que 27% dos consumidores no mundo inteiro já compraram produtos recondicionados. Neste campo, os smartphones continuam a dominar o mercado, mas os computadores portáteis e as consolas de jogos estão também a crescer.
Este movimento pode justificar-se pelos sinais de saturação que se têm verificado no mercado global dos smartphones, uma vez que as taxas de crescimento estão em declínio.
Para os consumidores o meio ambiente é uma prioridade que tende a manter-se, independentemente de eventuais novas preocupações. Os principais indicadores demonstram ainda que os mercados começam a ser impulsionados por iniciativas cada vez mais sustentáveis e que vão além da alteração de rótulos.
A GfK considera cada vez mais relevante que a estratégia da indústria seja dedicada à sustentabilidade, através da implementação de processos de produção mais ecológicos e da comunicação das mensagens certas.