Home / MERCADO / Economia / Taxa de inflação diminuiu para 9,6% em dezembro
Inflação
No conjunto de 2022, as estimativas apontam para uma taxa média de 7,8% (Fonte: Pixabay)

Taxa de inflação diminuiu para 9,6% em dezembro

Por: Marta Godinho

Segundo dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC), a taxa de variação homóloga terá diminuído para 9,6% em dezembro, valor abaixo do mês anterior, segundo os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Pelos dados divulgados esta sexta-feira, 30 de dezembro, no conjunto de 2022, as estimativas apontam para uma taxa média de 7,8%.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 9,6% em dezembro, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, pode ler-se no relatório do INE.

O índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos (o indicador de inflação subjacente) constatou uma variação de 7,3% (mais 0,1% face ao mês precedente), representando uma das taxas mais elevadas desde dezembro de 1993. A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá reduzido para 20,9% (face aos 24,7% registados no mês anterior) enquanto o índice dos produtos alimentares não transformados ficou nos 17,6% (face aos 18,4% registados em novembro). Isto contrasta com a aceleração estimada nos produtos alimentares transformados que registaram uma variação de 17,5% (face aos 16,8% registados no mês anterior).

A variação do IPC foi de 0,3% negativos (comparado com os 0,3% registados em novembro e nula em dezembro do ano passado).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) nacional registou uma variação homóloga de 9,8% (face aos 10,2% registados no mês anterior).