Home / MERCADO / Economia / Taxa de desemprego diminuiu em novembro, diz OCDE
taxa de desemprego
Desemprego diminuiu 0,3% em Portugal (Foto: Pixabay)

Taxa de desemprego diminuiu em novembro, diz OCDE

A taxa de desemprego sofreu uma diminuição entre outubro e novembro de 2020, embora se tenha mantido acima dos valores registados no período pré-pandemia.

Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) indica que a taxa de desemprego média dos países pertencentes à entidade diminuiu para 6,9% em novembro, depois de registar 7,1% no mês anterior.

Só no mês de novembro, o número de cidadãos desempregados era de 45,5 milhões, mais 10,7 milhões do que os registados em fevereiro.

Separando os dados por sexo, é nas mulheres que a taxa de desemprego mais diminuiu, com 7% assinalados em novembro, depois de apresentar 7,2% em outubro. No caso dos homens, os dados mostram uma redução de apenas 0,1 pontos percentuais, passando de 6,9% em outubro para 6,8% em novembro.

Da mesma forma, se olharmos para o estudo em termos de idades, “quedas semelhantes foram observadas para os jovens de 15 a 24 anos (para 14,3% de 14,4% em outubro) e para indivíduos com mais de 25 anos ou mais (para 6% de 6,1%)”, explica a OCDE.

Na zona euro, a taxa de desemprego diminuiu de 8,4% em outubro para 8,3% em novembro, embora tenha permanecido 1,1% acima dos dados apontados no mês de fevereiro.

De acordo com o estudo, Finlândia, Itália, Holanda e Portugal viram a taxa de desemprego reduzir cerca de 0,3%, enquanto França, Irlanda e Espanha aumentaram o número de desempregados em 0,2% ou mais.