Organizar eventos é muito importante para as empresas mas a logística associada pode ser uma dor de cabeça. Conheça a Teamy, numa entrevista a Filipa Manita, co-fundadora desta plataforma original.
Por Mafalda Marques
PME Mag. – De onde surgiu esta ideia de criar um Marketplace para eventos corporativos?
Organizar eventos internos é uma prática cada vez mais utilizada como um recurso para manter as equipas motivadas, uma das principais preocupações das empresas. Contudo a organização destes eventos consome demasiado tempo, é cara e muitas vezes um fardo para quem organiza, principalmente nas empresas onde esta tarefa é absorvida pelos managers ou especialistas em recursos humanos. Quisemos explorar a ideia e tentar trazer uma ferramenta que simplifica o processo de escolha e reserva. Por isso apostámos no desenvolvimento de um marketplace B2B.
PME Mag. – Quanto tempo demorou a desenvolver a plataforma?
Começámos a trabalhar na primeira versão em Janeiro de 2019 e mudámos tudo duas vezes até perceber junto dos clientes o modelo que fazia mais sentido. Em Setembro de 2019 lançámos a mais recente versão que está a ser utilizada pelas empresas.
PME Mag. – Na sua opinião, que desafios resolve a plataforma?
Através de um formulário que o cliente preenche por cada actividade a organizar, a plataforma filtra e alerta os parceiros que correspondem ao pedido de proposta do cliente. Depois a comunicação e envio de propostas está centralizado num sistema de mensagens e a facturação é feita pela Teamy. Tudo isto reduz o tempo de adjudicação e agiliza a organização.
Os parceiros pagam uma comissão de 15% por cada evento realizado. As empresas pode utilizar a plataforma grátis pagando apenas pelo evento.
PME Mag. – Quantos parceiros/operadores associados têm á data?
Contamos com cerca de 200 parceiros registados.
PME Mag. – Quantos eventos já organizaram desde o início da empresa?
No total foram realizados 10 eventos. Existem cerca de 30 em aberto na plataforma ainda a serem negociados entre clientes e parceiros.
PME Mag. – Quais os valores de fee que os parceiros vos pagam mensalmente?
Os parceiros pagam uma comissão de 15% por cada evento realizado. As empresas pode utilizar a plataforma grátis pagando apenas pelo evento. Só no caso de pedirem um evento premium é que aplicámos uma taxa de serviço de 5% sobre o valor total do evento. Os eventos premium incluem suporte dedicado e apoio durante o evento.
PME Mag. – Qualquer empresa que preste serviços nesta área pode registar-se?
Qualquer empresa que preste serviços para eventos corporate pode registar-se. Contudo é feita uma certificação pela nossa equipa de certificações e licenciamentos antes da realização de um evento.
PME Mag. – E as empresas que tenham um grande volume de eventos internos pode inscrever-se diretamente ou terá de submeter os pedidos um a um?
As empresas com grande volume podem inscrever-se e submeter pedidos. Cada utilizador tem acesso a um dashboard com todos os eventos realizados mas para já terão que submeter os eventos um a um. Mais novidades sobre este tema em breve.
PME Mag. – Qual o vosso objetivo no final de 2020?
Em 2020 queremos ter ultrapassado os cem eventos, lançar a nova versão do marketplace e ter o triplo de parceiros registados.