Home / Destaques / “Temos smartwatches para utilização desde os 4 anos até à adolescência” – Jorge Álvarez
Jorge Alvarez Savafamily
Jorge Álvarez, CEO de SaveFamily (Fonte Divulgação)

“Temos smartwatches para utilização desde os 4 anos até à adolescência” – Jorge Álvarez

Por: Ana Vieira

A empresa ibérica SaveFamily assume-se como líder de mercado de smartwatches para crianças, uma opção por soluções que sejam simultaneamente adequadas à idade e que garantam a segurança dos mais novos.

Em entrevista à PME Magazine, Jorge Álvarez, CEO de SaveFamily, afirma que as “vendas cresceram ao longo do ano [2023] mais de 40%, o que se reflete num incremento de faturação na ordem dos 60%.

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a SaveFamily?
Jorge Álvarez (J. A.) – A SaveFamily nasce, por um lado, da necessidade de saber onde estão os nossos filhos pequenos em momentos de distração e, por outro lado, da situação atual do acesso precoce ao telemóvel por parte dos públicos pré-adolescentes. Neste caso, vivi pessoalmente esta experiência quando, durante um passeio com a minha filha, ela se perdeu por breves momentos. Apesar de terem sido apenas alguns minutos de angústia, estes poderiam ter sido eliminados com um relógio com GPS e chamadas, que permitiria facilmente contactá-la ou localizá-la. Nesse momento, surgiu a questão de qual o papel das novas tecnologias nas nossas vidas diárias e como poderiam estas ser uma ferramenta para melhorar a comunicação e a segurança dos nossos filhos.


PME Mag. – Onde está sediada e quantas pessoas emprega?
J. A. – A SaveFamily é uma empresa europeia com sede em Espanha, na Cantabria, mas tem numerosos distribuidores em todo o território português, para além de serviços e apoio ao cliente em Portugal. Na atualidade a equipa da SaveFamily é formada por 20 pessoas em diferentes departamentos: atenção ao cliente, apoio técnico, distribuição, logística, entre outros.


PME Mag. – Que características têm os smartwatches da SaveFamily?
J. A. – Todos os nossos produtos estão criados e testados tanto por pais como por utilizadores finais, os mais novos da casa. Os nossos produtos são exclusivos, e este é um ponto muito importante. Fomos pioneiros em toda a Europa no momento de introduzir este tipo de produtos inovando continuamente desde o nosso nascimento há já mais de 6 anos.

Atualmente já mais de 200 mil famílias confiam em nós e nos produtos SaveFamily.

Temos smartwatches para utilização desde os 4 anos até à adolescência com características como sejam chamadas, GPS, mensagens, botão SOS, modo anti-bullying, modo aula, entre outras. Além de que somos a primeira empresa a oferecer um serviço de WhatsApp seguro nos relógios para adolescentes e continuar, desta forma, a atrasar a introdução do telemóvel no quotidiano dos mais novos.


PME Mag. – Que outros equipamentos tem a SaveFamily?
J. A. – O principal serviço da SaveFamily são os relógios inteligentes para crianças e pessoas dependentes. Assim, temos vários modelos de smartwatches para crianças e temos um modelo para os séniores adaptado às suas necessidades (aviso de queda, chamada, informação sobre saúde – oxigénio no sangue, frequência cardíaca e outras – além das características que partilham com outros equipamentos como o GPS, botão SOS, mensagens e outras).

Outro produto que é um êxito entre os mais novos são os tablets com um duplo sistema de controlo parental – uma janela para o mundo da informação de maneira segura, com a possibilidade de criar um controlo de conteúdo, aplicações e páginas online. Além de que traz pré-instalados jogos divertidos e didáticos inspirados nas abordagens de desenvolvimento do modelo Montessori.

Por último, e para que desenvolvam toda a sua imaginação, temos vários modelos de câmaras digitais. Uma delas com impressão instantânea para que os pequenos possam fazer tantas fotografias quantas quiserem e imprimi-las ao momento.


PME Mag – “A nossa missão é a de manter as crianças e adultos dependentes seguros, e ao mesmo tempo permitir-lhes ter uma vida que não é dominada pela tecnologia.” Como é que se consegue este equilíbrio?
J. A. – Acreditamos que se deve educar antes de proibir. É muito difícil afastar a tecnologia de um menor que está rodeado dela desde que nasceu. A chave aqui está em dar-lhes as ferramentas digitais adequadas à sua idade, supervisionadas por um adulto e ensinar as crianças a utilizá-las corretamente para que cresçam e se tornem num adulto responsável.


PME Mag. – Qual o foco da empresa para 2024?
J. A. – O objetivo da SaveFamily para este ano de 2024 é que os pais que ainda não conhecem os benefícios da tecnologia que colocamos à disposição das famílias sejam conscientes de que é uma ajuda no crescimento seguro dos seus filhos e uma tranquilidade para os mais velhos. Queremos chegar a mais famílias de diferentes países e continuar a posicionar-nos como marca líder em tecnologia segura para crianças e pessoas dependentes.