Por: Cíntia Costa e Pedro Rebordão, LISPOLIS
O setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem mudado drasticamente ao longo dos anos. Contudo, tem-se verificado uma constante: o crescimento exponencial desta área.
De acordo com a IDC, o mercado das TIC em Portugal vai crescer 2,2% e atingir, em 2019, 8.240 milhões de euros. Em três anos, prevê-se que o mercado das TIC em Portugal atinja 8.586 milhões de euros, um número da maior importância para o LISPOLIS, que acolhe mais de 50 empresas que prestam serviços e desenvolvem produtos neste setor.
De acordo ainda com o mesmo estudo, a previsão das tecnologias com maior crescimento aponta para as tecnologias cloud, Internet of Things, Big Data e cibersegurança. O desenvolvimento destas áreas tem sido crucial para sustentar a inovação e as propostas em conceitos relativamente recentes, como:
◊ Smart Cities: o conceito de smart cities, as ditas “Cidades Inteligentes”, é cada vez mais corrente, pois existem grandes desafios para serem resolvidos, seja ao nível da mobilidade, da qualidade do ar, da habitação,da ecologia, entre outros. E o Portugal Smart Cities Summit, evento organizado pela Fundação AIP com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), contou com a participação de mais de 130 expositores, entre municípios e empresas, que aproveitaram a oportunidade para apresentar as suas soluções que podem ou já estão a dar resposta aos desafios das suas cidades, contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos seus cidadãos. Entre os expositores estiveram cinco empresas LISPOLIS: Algardata, EPL – Mecatrónica & Robótica, FocusBC, IDMind e Six-Factor.
Leia a reportagem na íntegra na PME Magazine de julho.