Home / Empresas / “Portugal tem imenso talento” – Mikita Mikado
mikita mikado PandaDoc
Mikita Mikado, CEO e Cofundador da PandaDoc (Foto: Divulgação)

“Portugal tem imenso talento” – Mikita Mikado

Por: Afonso Godinho

Apresentando um crescimento pelo terceiro ano consecutivo, com um aumento de 63% da receita em 2020, a PandaDoc, empresa líder de software e automatização de documentos, tem planos para a criação de uma equipa local ao longo do próximo ano. A empresa continuou a sua expansão global com a abertura de novos escritórios em Portugal, pretendendo contratar cerca de 50 colaboradores para os departamentos de vendas, marketing, produto, apoio ao cliente, recursos humanos, data analytics e finanças.

Em entrevista à PME Magazine, Mikita Mikado, CEO e cofundador da PandaDoc, explica-nos como tem sido o desenvolvimento da empresa, revelando os projetos em curso e as perspetivas futuras da mesma.

PME Magazine – Como explica o crescimento da empresa pelo terceiro ano consecutivo?

Mikita Mikado (M. M.) – Os investimentos estratégicos que fizemos de forma a ajudar as equipas de vendas nos últimos três anos compensaram-nos com um crescimento consistente, estável e escalável. Quando entramos em 2020 já estávamos a planear a continuação do nosso crescimento anual. Porém, a pandemia deu-nos a oportunidade de chegar a uma maior variedade de setores como a saúde, governo e educação. A entrada nestas áreas abriram-nos portas que eu espero que mantenham este ritmo de crescimento acelerado.

PME Mag. – De que forma é que a atual situação pandémica veio alterar os projetos da empresa?

M. M. – Tudo começou com a avaliação das necessidades a curto prazo dos nossos clientes. A principal preocupação que encontramos foi como manter o negócio com uma experiência 100% digital. Sabíamos que tal envolvia mais do que documentos de venda: envolvia todo o tipo de documentos. Por isso, a nossa resposta foi lançar a primeira assinatura digital (para sempre) ilimitada e gratuita da indústria, para que as pessoas pudessem continuar a assinar documentos de forma segura. A equipa trabalhou em conjunto para lançar o produto em tempo recorde, com o objetivo único de ajudar o maior número possível de empresas. O lançamento do software gratuito de assinatura digital ajudou muitos dos nossos clientes, a razão principal para o lançamento do produto. Mas com a nova solução, também vimos potencial para fazer mudanças impactantes no setor, capazes de continuar a atrair clientes para as nossas soluções premium.

A principal preocupação que encontramos foi como manter o negócio com uma experiência 100% digital.

PME Mag. – Como encara a inclusão da empresa no top Deloitte Technology Fast 500?

M. M. – Estou orgulhoso que a PandaDoc tenha sido destacada na lista de 2020 da Deloitte Technology Fast 500. É uma honra receber um dos principais elogios da indústria de tecnologia, o qual acaba por ser um testamento para os nossos clientes, parceiros e para os nossos incríveis colaboradores.

PME Mag. – Poderia explicar-nos em que consiste o novo software gratuito de assinatura digital, lançado pela empresa em março de 2020?

M. M. – O software de assinatura digital ilimitado e gratuito é um produto que permite às empresas fazer o upload, enviar e reunir assinaturas num número ilimitado de documentos para um número ilimitado de utilizadores. Quisemos manter a experiência o mais simples possível, por isso focamo-nos na necessidade principal de disponibilizar às empresas uma forma segura, protegida e juridicamente vinculativa de assinar digitalmente os seus documentos. Basta criar uma conta gratuita em PandaDoc.com, carregar o documento e enviar para os destinatários para procederem à assinatura. Como sempre, todos os destinatários de documentos enviados pela PandaDoc podem assinar digitalmente de forma gratuita. Assim que alguém recebe um documento PandaDoc na sua caixa de entrada, pode assiná-lo em qualquer dispositivo sem precisar de uma conta PandaDoc.

Quisemos manter a experiência o mais simples possível, por isso focamo-nos na necessidade principal de disponibilizar às empresas uma forma segura, protegida e juridicamente vinculativa de assinar digitalmente os seus documentos.

PME Mag. – Que vantagens é que os softwares da PandaDoc podem constituir para as empresas?

M. M. – Os nossos clientes têm a vantagem de aceder a um software de automatização de documentos tudo-em-um que agiliza o processo de criação, aprovação e assinatura digital de documentos empresariais. Quer seja uma equipa a tentar melhorar o seu processo de venda (como criar propostas, orçamentos, contratos ou simplificar as negociações), ou a assinar um processo (cumprimentos, normas ou documentos administrativos), disponibilizar uma forma simples de ajudar os nossos clientes a concluir o seu trabalho tem sido o nosso foco.

PME Mag. – Há algum software que destaque, nesse sentido?

M. M. – Desde que lançamos a empresa, em 2013, a PandaDoc tem sido utilizada principalmente por equipas de vendas para acelerar negócios e ajudar a cumprir cotas. Contudo, a pandemia acelerou a adoção da PandaDoc em outras indústrias e setores, tais como a educação, governo e saúde.

A PandaDoc tem sido utilizada principalmente por equipas de vendas para acelerar negócios e ajudar a cumprir cotas.

PME Mag. – Qual o feedback que tem recebido das mesmas?

(M. M.) – Os nossos clientes classificaram-nos como o software de propostas e contratos número um do mercado, e ao longo de 2020 tornamo-nos o software número dois no que toca à assinatura digital, segundo o G2.

PME Mag. – Como é que estão a fazer o planeamento da expansão das vossas operações internacionais? De que forma é que Portugal se enquadra nesse ponto de vista?

M. M. – Somos uma empresa remote first, por isso a geografia só atua quando detetamos uma oportunidade para investimentos estratégicos em talento. Portugal tem imenso talento em tecnologia, marketing e vendas, que acreditamos que nos faça escalar ainda mais rápido.

PME Mag. – Qual a característica diferenciadora da PandaDoc, em relação a outras empresas do mesmo setor?

Os nossos clientes mostraram-nos que o verdadeiro valor da PandaDoc reside nos fluxos de trabalho de documentos, perceções, velocidade e experiência do cliente. No software tudo-em-um, que incorpora todos estes elementos, é que reside o verdadeiro brilho da PandaDoc.

O verdadeiro valor da PandaDoc reside nos fluxos de trabalho de documentos, perceções, velocidade e experiência do cliente.

PME Mag. – Que planos/projetos futuros estão a pensar desenvolver?

M. M. – Planeamos continuar a alimentar a disrupção no mercado de assinatura digital, ao mesmo tempo que expandimos a nossa adoção de mercado enquanto um software de automatização de documentos tudo-em-um. A nossa estratégia de crescimento global é crucial para estes planos, bem como para os dos nossos produtos de forma a garantir que estamos a otimizar a experiência dos nossos clientes através de novas parcerias e atualizações de produtos.